A Prefeitura de Ilhabela informa que a Defesa Civil do município segue com as intervenções do bloco rochoso que formam a terceira queda da Cachoeira dos Três Tombos, interditada desde o dia 2 de fevereiro, após fortes chuvas atingirem a ilha.
A cachoeira que fica próximo a praia da Feiticeira é um dos locais mais visitados por turistas que frequentam a ilha. É uma cachoeira cujo acesso é feito através de uma trilha de cerca de 700m ida e volta, em meio a Mata Atlântica.
A cachoeira possui três quedas, a primeira queda com mais de cinco metros de altura e um poço profundo. Ilhabela é uma das ilhas brasileiras com mais cachoeiras: são 38 cachoeiras catalogadas.
Três Tombos
Na manhã da última quinta-feira (28), os agentes removeram mais dois blocos do paredão. O local seguirá interditado até a conclusão dos trabalhos.
Após o laudo técnico do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e do IPA (Instituto de Pesquisas Ambientais) apontar a possibilidade de tombamento de blocos e indicar algumas recomendações, a Prefeitura de Ilhabela e a gestão do Parque Estadual procuraram por uma empresa para realizar o serviço, mas não tiveram retorno, com isso, os agentes da Defesa Civil de Ilhabela iniciaram os trabalhos.
“Como não houve retorno por parte da empresa, a Defesa Civil dentro da margem do risco e da segurança começou a desmontar o bloco. O primeiro passo foi checar os locais de ancoragem para a utilização de tifor e talha. Foi utilizado o rapel com alavanca, tudo dentro da margem de segurança dos agentes envolvidos”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Ilhabela, Ronaldo Alves.