Pelos menos três tubarões teriam sido avistados nos últimos dias em praias de Ubatuba. Os animais foram vistos por pescadores e velejadores, que repassaram as informações ao Instituto Argonauta. A cidade registrou um ataque de tubarão no dia 3 deste mês e aguarda a confirmação de um possível segundo ataque, ocorrido no domingo(14).
Os animais teriam sido avistados na praia Brava da Almada, na região norte do município; na Ilha dos Negros, na Praia do Estaleiro; e, no Saco da Ribeira, na região sul, segundo relatos de pescadores e velejadores, repassados ao Instituto Argonauta.
Um tubarão tintureiro teria sido visto por um pescador e comerciante da Almada, próximo a um parcel que existe na praia Brava da Almada, que fica na região norte de Ubatuba.
Um tubarão galha-preta teria sido avistada por velejadores quando navegavam nas proximidades do Saco da Ribeira. Um dos velejadores teria filmado o animal.
Um tubarão tigre foi avistado por uma jovem quando ela navegava com seu caiaque próximo a Ilha dos Negros, que fica na Praia do Estaleiro, também, na região norte de Ubatuba.
Segundo o oceanógrafo Hugo Gallo, presidente do Instituto Argonauta, o aumento da presença de tubarões próximo a costa do Litoral Norte estaria relacionado as condições da água do mar nesta época do ano.
“Como a água do mar está muito fria nesta época do ano, os tubarões se aproximam mais da costa para dar cria ou se alimentar”, explicou Gallo. Segundo ele, várias espécies frequentam a costa da região, entre elas, o galha-preta, tigre, alecrim, mangona e a caçoa.
Apesar da presença de tubarões na costa do Litoral Norte, nos últimos 30 anos, apenas um ataque a banhista foi oficialmente comprovado em praias da região. Trata-se do ataque sofrido por um turista na Praia do Lamberto, em Ubatuba, no dia 3 deste mês. A comprovação foi feita por pesquisadores, após análises dos ferimentos causados pelo animal na perna do turista.
Ataques
O Instituto Argonauta tem colaborado na apuração dos casos ocorridos nas praias do Lamberto(dia 3) e Grande(dia 14), em Ubatuba. O primeiro foi confirmado. O segundo ainda aguarda confirmação.
Na praia do Lamberto, no dia 3, um turista francês foi mordido na perna por um tubarão. O turista foi medicado e liberado. Os pesquisadores tentam identificar que espécie atacou o turista. Eles analisam as espécies mais presentes na costa do Litoral Norte para identificar qual delas teria atacado o turista francês.
No suposto ataque ocorrido no dia 14, na Praia Grande, quando uma turista de 79 anos foi ferida na panturrilha, os pesquisadores ainda aguardam a confirmação da veracidade das fotos recebidas para confirmar se foi mesmo um ataque de tubarão. A mulher foi medicada e liberada.
A Prefeitura de Ubatuba informa que, em conjunto com especialistas, está buscando mais informações sobre o suposto ataque de tubarão a um veranista atendido no domingo, 14 de novembro, na Santa Casa.
Na nota, a Prefeitura informa que trata-se de uma pessoa do sexo feminino, na faixa etária acima de 60 anos, residente no interior do estado de Minas Gerais. A paciente levou pontos na panturrilha, recebeu a vacina antitetânica e foi liberada logo em seguida.