A praia de Itamambuca, em Ubatuba, será a sede da etapa decisiva do Circuito Banco do Brasil de Surfe, que será dividido em três etapas regionais do World Surf League Qualifying Series no Brasil. A abertura da temporada aconteceu em Garopaba, no litoral sul de Santa Catarina, no feriado de Tiradentes, na Praia da Ferrugem. A próxima etapa será disputada em Salvador, na praia de Stella Maris, de 12 a 15 de maio e a grande final será no litoral norte paulista, em Ubatuba, em Itamambuca, de 25 a 28 de agosto.
A catarinense Taina Hinckel e o argentino Santiago Muniz, festejaram os primeiros títulos do Circuito Banco do Brasil de Surfe em Garopaba. O surfista ubatubense Weslley Dantas(FOTO) chegou as quarts de final, sendo derrotado por Santiago Muniz, da Argentina: 11,67 x 9,00. Weslley Dantas ocupa a quinta posição do ranking do Circuito Banco do Brasil, com 500 pontos e é o 10º no ranking da WSL Latin America.
Circuito
Os eventos acontecem com o princípio da igualdade na premiação para homens e mulheres e, com o patrocínio do Banco do Brasil e da Gestora de Fundos de Investimento do Banco do Brasil, com o objetivo de valorizar jovens surfistas e descobrir novos talentos nacionais da modalidade.
Além do almejado troféu, os campeões dos rankings masculino e feminino do Circuito Banco do Brasil de Surfe ganharão um convite (wildcard) especial para participar do Challenger Series, circuito de acesso para a elite mundial do esporte, que será apresentado pelo Banco do Brasil, em Saquarema (RJ). Para definir o vencedor e a vencedora, serão computados os resultados das três etapas.
Como as etapas acontecerão sempre entre quinta-feira e domingo, várias atividades recreativas e atrações estão programadas para entreter o público que for prestigiar o evento. Aulas de surfe com monitores especializados para diferentes níveis; empréstimo de pranchas com monitoria e até reparos rápidos de pranchas para atletas e moradores. Também serão disponibilizados para o público que comparecer nas praias: empréstimo de guarda-sol, quadras para a prática de futevôlei, beach tennis e vôlei de praia, além de aulas funcionais e yoga.
Todas as etapas serão transmitidas ao vivo no site WorldSurfLeague.com e também pelo App e canal no YouTube da World Surf League.
Surfe com sustentabilidade e preservação
A organização se compromete a realizar as competições com a menor utilização de plástico possível. Haverá ainda coleta seletiva e gestão de resíduos, ou seja, todos os resíduos serão separados e enviados para cooperativas locais de reciclagem. Paralelamente, em parceria com instituições da cidade-sede do evento, acontecerá o plantio de 500 mudas da vegetação nativa local em Ubatuba e Salvador.