Em memória a Ronaldo Vidal de Araújo, artista orientador nas Oficinas Culturais de 2006 até 2019, a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba organizou uma exposição com obras confeccionadas pelo artista durante as aulas que ministrou na fundação(Foto acima).
Ronaldo foi um dos pioneiros a trabalhar com a taboa em Caraguatatuba. A taboa é uma planta aquática, herbácea, rizomatosa e perene, que apresenta longa folhagem, com espigas características que lembram salsichas espetadas.
Ronaldo morava em frente ao campo do XV, na região central de Caraguatatuba e confeccionava em taboa, cestos, bolsas, chinelos que vendia na feira de artesanato ou por encomenda. Ele recolhia a taboa nas encostas do morro do Santo Antônio.
Em 2006, Ronaldo foi convidado para dar aulas na Fundacc, quando repassou para muitos alunos a arte de se trabalhar com a fibra. Morreu aos 77 anos, em 202, devido a um aneurisma.
Ronaldo era uma pessoa alegre e gentil, querido por seus colegas de trabalho e também por seus alunos, que o descreviam como um ser humano maravilhoso, ótimo professor, que tinha prazer em ensinar e tratava todos com carinho.
Com seu projeto “Gente de Fibra”, onde ensinava artesanatos feitos em fibra, seu Ronaldo se doou e se dedicou a cada um seus alunos, se tornando uma figura inspiradora a todos. Não só seu projeto, mas sua dedicação e carinho fizeram grande diferença por onde passou.
Exposição
A exposição ‘Gente de Fibra’, mesmo nome que levava o projeto do artista junto às oficinas onde ministrava o curso de artesanato em fibra, encontra-se em exposição no saguão do auditório Maristela de Oliveira e é aberta ao público.
Com peças que variam entre chapéus, bolsas, cestos e utilitários, a mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Todos os itens em exibição serão entregues à família do professor após período de exposição.
Nascido em Marapanim (PA), em 20 de dezembro de 1942, esposo de Isaura Duarte de Araújo e pai de seis filhos, Paulo César, Sandra Regina, Cláudia Valéria, Ronaldo Júnior, Isaura e Ana Paula, seu Ronaldo era descrito como uma pessoa alegre e gentil, querido por seus colegas de trabalho e também por seus alunos, “um ser humano maravilhoso, ótimo professor, que tinha prazer em ensinar e tratava todos com carinho”, destacou a presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo.
“O seu Ronaldo sempre foi uma pessoa muito querida e realmente faz falta para todos que o conheceram, puderam conviver, trabalhar e aprender com ele. Essa singela homenagem tem o intuito de celebrar a memória e o legado que ele nos deixou”, disse.
A exposição ‘Gente de Fibra’ é parte das comemorações do mês do aniversário de Caraguatatuba, que completa 165 anos no próximo dia 20 de abril.
Serviço
Exposição ‘Gente de Fibra’
Visitação: de segunda a sexta – das 9h às 17h
Local: Rua Santa Cruz, 396, Centro – Caraguatatuba
Entrada Franca