A Prefeitura de Paraty divulga os termos do decreto municipal 033/2022, que estabelece situação de emergência nas áreas do município atingidas pelas chuvas.
A Prefeitura traz as seguintes atualizações sobre as ocorrências relacionadas às chuvas:
Dados pluviométricos: O pluviômetro no centro da cidade marcou 264 mm de chuvas; o pluviômetro de Laranjeiras marcou 340 mm. O maior volume de chuva, segundo a Defesa Civil, ocorreu em um período de 40 minutos, entre 19h e 19h40 de ontem. A previsão para este sábado é de chuvas mais amenas, mas o município está em estado de emergência.
Estradas: A rodovia Paraty-Cunha está com tráfego liberado e registra apenas quedas de galhos; a Rio-Santos está liberada no sentido Angra e interditada no sentido Ubatuba a partir do posto da Polícia Rodoviária Federal. Confira deslizamento que atingiu base da PRF em Paraty:
A estrada do Corisco está com trânsito em meia pista e a Defesa Civil avalia a interdição do local. O acesso a Trindade e à Vila Oratório está comprometido por conta de quedas de barreira nas duas estradas e por bloqueios na Rio Santos.
Assistência às famílias: A assistência às famílias e pessoas desabrigadas pelas chuvas está concentrada na escola municipal Pequenina Calixto. Foi lançada uma campanha de doação de produtos de limpeza, cobertores, colchões, travesseiro e kit de higiene para as famílias que tiveram as casas alagadas. As doações podem ser entregues às equipes da prefeitura na Sala dos Conselhos, ao lado da Saúde da Mulher, e no Centro de Informações Turísticas, da avenida Roberto Silveira.
Abastecimento de água: A estação de tratamento de água do Corisquinho voltou a operar plenamente, mas a estação da Pedra Branca está paralisada. Pode haver desabastecimento pontual em alguns bairros e dois caminhões pipas estarão à disposição da população já na manhã de hoje, com previsão de reforço até o fim do dia. Quem precisar de apoio do caminhão pipa pode entrar em contato através dos números (21) 97211864 ou 0800 767 422.
Diante das circunstâncias emergenciais, a prefeitura e a concessionária Águas de Paraty pedem que a população observe o consumo racional de água.