A Escola Municipal de Vela “Lars Grael” (EVI), em Ilhabela, está comemorando seis anos. A escola foi criada em março de 2016, pelo então prefeito Toninho Colucci, reeleito em 2020. Trata-se de um dos maiores complexos esportivos destinados à formação de atletas, treinamentos e competições náuticas do país.
Com dois prédios interligados pela cobertura e construção voltada ao mundo náutico, alojamentos amplos e modernos, salas de treinamento e administrativo, refeitório e espaços técnicos para barcos e materiais, a Escola de Vela de Ilhabela teve investimento de aproximadamente R$1,2 milhão voltados a este moderno complexo destinado à realização de eventos náuticos e Escolinha Municipal de Vela.
Lars Grael, que recebeu o nome da escola em sua homenagem, destacou na inauguração do complexo que, “ser homenageado em um espaço esportivo de potencial como esse é a realização de um sonho. Ilhabela, um pedacinho do paraíso na Terra, merece esse grande feito por toda vocação náutica que possui. Essa democratização do esporte, inserido em todas as classes, deve existir. Precisamos, primeiramente, formar cidadãos. Ilhabela está um passo à frente neste quesito. Contem sempre comigo. Parabéns a todos e muito obrigado. Bons ventos”.
Quando o assunto é vela, Ilhabela é referência nacional. Além de sediar os principais campeonatos das classes de monotipos do Brasil e do mundo, a cidade é a principal raia de treinos para os melhores velejadores do Brasil e do mundo, a cidade faz jus ao título de Capital Nacional da Vela.
A exemplo disso a ilha conta com o maior medalhista olímpico brasileiro de todos os tempos, Robert Scheidt, que classifica Ilhabela como “um lugar que traz ótimas energias. Foi na ilha que sempre me preparei para todas as Olimpíadas anteriores e velejar na Ponta das Canas é especial”.
Após o período de pandemia, a unidade retornou de forma gradativa às atividades presenciais com as turmas regulares, além de atender a projetos especiais, como vivências com alunos da APAE, CAPS e escolas municipais.
Atualmente, pela EVI são atendidos mais de 125 alunos diretamente, com idade entre 8 e 17 anos. As aulas são realizadas de segunda e quarta, ou terça e quinta, das 9h às 11h30 ou das 14h às 16h30. Nas sextas, a escola atende uma turma exclusiva de mulheres, por meio do projeto Velas & Elas.
Sem dúvidas, a EVI tem muito do que se orgulhar. Pela primeira vez na história, um velejador brasileiro é campeão mundial da classe Optimist. O feito aconteceu em 2021, em Riva Del Garda, na Itália, e foi conquistado pelo velejador Alex Kuhl, da Escola Municipal de Vela de Ilhabela.
“Nossa missão é formar campeões, profissionais da vela, cidadãos envolvidos com o mundo náutico. Trabalhamos arduamente para que Ilhabela, como Capital Nacional da Vela, tenha todas as condições para ser referência no cenário náutico do Brasil e do Mundo”, finalizou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.