Cerimônias de casamentos “pé na areia” em praias do Litoral Norte cresceram nos pós pandemia. No feriado da República mais de 20 casamentos teriam sido realizados nas praias da região, movimentando a rede hoteleira, restaurantes e o setor de serviços.
A realização de festas de casamento na praia ficou um tempo parado no Litoral Norte por causa da pandemia. Normalmente, antes da pandemia, os eventos eram realizados de maio até setembro. A emoção de se casar a beira mar é romântica e inesquecível, garantem os noivos.
Agora, com a pandemia mais controlada, este tipo de cerimônia volta a crescer em toda a região. O Litoral Norte possui várias agências e empresas especializadas neste segmento. Empresas da capital e cidades do interior, também, agendam e promovem casamento na praia. A maioria dos noivos, no entanto, prefere contratar agências do Litoral Norte, que se especializaram e sofisticaram muito nos últimos anos.
Trata-se de um tipo de evento, que movimenta muitas áreas, entre elas, serviços de buffet, casa de móveis, salões de beleza, cabelereiras, maquiagem, floriculturas, bandas, DJs, cerimonialistas, fotógrafos, filmagens, serviço de segurança, serviço de transporte(taxi e aplicativos), supermercados, padarias e adegas.
Em Ilhabela, segundo dados da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, durante o feriado prolongado, foram realizados oito casamentos a beira mar na ilha, sendo cinco nas praias da região norte, dois em praias da região central e um em praia do sul da ilha.
Boa parte dos leitos da rede hoteleira da região foi ocupado por parentes e convidados dos casais. Em Ilhabela, estima-se que cada casamento reuniu até 1 mil convidados. Na ilha, existem doze empresas ou agências especializadas em casamento na praia.
Em Ubatuba, segundo informações, teriam sido realizados cinco casamentos apenas em praias da região sul da cidade durante o feriado prolongado. Pousadas do centro, Praia Grande, Toninhas, Fortaleza e Maranduba estiveram lotadas, a maioria, por convidados dos casamentos.
Um dos casamentos ocorreu no Papillon Beach, um espaço para casamentos a beira mar localizado na praia Brava da Fortaleza, na região sul. Ednanda e Frederico, ambos de Campinas, realizaram a festa de casamento pé na areia, no local, no domingo, as 15h30.
Foram mais de 120 convidados, a maioria, da cidade de Campinas, que ficou hospedada em hotéis da cidade. Patrícia Silva, representante de uma indústria farmacêutica, uma das convidadas, ficou hospedada de sexta a segunda em uma pousada localizada na praia da Fortaleza. Segundo ela, devido à falta de vagas nas pousadas da cidade devido ao feriado, muitos convidados ficaram em casas alugadas pela Airbnb.
“Foi uma festa maravilhosa. Inesquecível. Casar a beira mar, tendo a praia como cenário é realmente romântica e emocionante. Desejo muitas felicidades aos noivos Ednanda e Frederico. Foi uma festa inesquecível”, comentou Patrícia.
Em São Sebastião, também foram realizados vários casamentos “pé na areia” no feriado. Um deles ocorreu na praia do Sentido, região norte, reunindo mais de 120 convidados.
O jovem casal, Estela Vukovic e Rafael Marinho, casaram-se, também, no domingo à tarde, em uma praia de São Sebastião. Realizaram a festa na Arandela, um espaço para eventos a beira mar, dos mais procurados em São Sebastião. Os amigos do casal que estiveram na festa pé na areia classificaram a cerimônia como “bela, romântica e emocionante”.