O navio Ocean Warrior atracou no Porto de São Sebastião, neste domingo (13) para manutenção e em breve, visitação pública. É a primeira vez que a embarcação navega por águas brasileiras. A prefeitura da cidade ficou de informar brevemente os dias e horários de visitações ao navio.
A embarcação, uma das dez da Sea Shepherd, organização internacional de defesa pela conservação marinha e com a maior frota privada de navios do mundo, ficará no Brasil por um mês. De acordo com a ong, o barco que protege baleias e outros animais marinhos foi adquirido para patrulha à pesca ilegal no Hemisfério Sul, e é registrado em Amsterdã, capital da Holanda, possuindo 50 metros de comprimento e nove metros de largura.
Entre as ações realizadas estão a fiscalização de pesca ilegal; denúncia de pesca predatória; matança de baleias e golfinhos por bycatch, ou seja, capturados, de forma acidental, durante a pesca, entre outras ações de proteção aos oceanos. Ao longo dos anos, a Sea Shepherd tem a oportunidade de utilizar os intervalos entre missões para promover visitas a bordo que já aconteceram em diversos países, tais como, Austrália, Reino Unido, Portugal, Estados Unidos e México.
Os voluntários sebastianenses em terra vão recepcionar os visitantes na doca e as visitas serão guiadas pela tripulação do Ocean Warrior, com tradução simultânea. É obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação, em dia, contra a Covid-19. As visitações serão fechadas para escolas públicas da rede municipal de ensino.
Mulher no comando
Este mês, em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, 08 de março, o navio, além da conscientização ecológica e atividades educativas, traz outra bandeira: uma mulher no comando.
O Ocean Warrior, vindo do Uruguai, onde esteve numa missão de monitoramento de águas na América do Sul é administrado pela capitã Mar Casariego, espanhola de 29 anos. “Trabalho para uma indústria que, infelizmente, emprega somente entre 2% e 3% de mulheres, por isso é importante dar visibilidade à questão e garantir que dentro de alguns anos, não seja mais novidade ter uma capitã ao comando de um navio”, declarou Casariego.
Sea Shepherd
A Sea Shepherd é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1977 pelo capitão e ambientalista Paul Watson para agir de maneira direta no combate a crimes ambientais nos oceanos e áreas costeiras.