O elefante-marinho-sulamericano (Mirounga leonina), avistado em Ubatuba no dia 4 de março, após descansar alguns dias nas areias de praias da região sul da cidade, retornou ao mar no dia 8 e já foi visto na quinta, dia 10, em praias de Paraty. A visita desse tipo de animal na região é bastante rara — o último registro é de 2007, há quase 15 anos. Na quarta-feira (9), o animal foi visto em uma marina particular de Paraty.
Com cerca de quatro metros de comprimento e pesando em torno de duas toneladas, o animal, um macho juvenil, vinha sendo monitorado de perto pela equipe do Instituto Argonauta que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
Durante sua estada de 4 dias em Ubatuba, o animal passou a maior parte do tempo descansando na areia, tendo alternado de lugar por 3 vezes, entre praias próximas.
De acordo com avaliação realizada pelas veterinárias do Instituto, o animal estava bem, com seus parâmetros fisiológicos normais para a espécie, apresentando comportamento de descanso e em finalização do processo muda (troca da pele e pelos).
Os elefantes-marinhos são mamíferos marinhos reconhecidos pela presença de um focinho semelhante a uma tromba, exclusiva dos machos, já as fêmeas apresentam o focinho mais arredondado. Outro fator de diferenciação sexual é o tamanho, quando adultos as fêmeas atingem em torno de 3m e 1ton e os machos podem chegar a 5m e 5ton. São animais que passam a maior parte da vida nas ilhas subantárticas e na patagônia Argentina, mas que fora do período reprodutivo costumam viver solitários e navegando em mar aberto, descansando em terra durante o período de muda.
A equipe do PMP-BS do Instituto Argonauta agradece o apoio de todos que acompanharam e colaboraram para que a estadia desse visitante ilustre transcorresse bem. Para saber mais sobre as atividades realizadas pelo Instituto Argonauta fique ligado em nossas redes sociais e venha conhecer o Museu da Vida Marinha.
O @institutoargonauta atua desde 1998 em parceria com o Aquário de Ubatuba @aquariodeubatuba no resgate e reabilitação de fauna marinha, e também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Ao ver um animal marinho debilitado, ligue 0800-642-3341 ou (12)99785-3615.