O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci assinou nesta sexta-feira (4/3) o decreto 9.102 que dispõe sobre o uso de máscaras no município e
apresentação do comprovante de vacinação.Fica mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras somente em ambientes fechados, repartições públicas, transporte público, supermercados, agências bancárias e em eventos privados ou públicos que gerem aglomeração de pessoas.
Ainda de acordo com o decreto, estabelecimentos comerciais fechados que promovam eventos ficam obrigados a apresentação do comprovante de vacinação (original ou foto), comprovando o esquema vacinal completo Anti-Covid.
Essa medida não se aplica quando do ingresso em repartições públicas, casamentos, comércios em geral, igrejas, templos religiosos e eventos desportivos, educacionais e culturais promovidos pela municipalidade. Segundo Colucci, a decisão foi tomada em função da queda no número de casos positivos e de internação por Covid-19 na cidade.
“No final do ano passado, quando do início da temporada de verão estávamos preocupados com o avanço da doença e a onda da nova variante. Na oportunidade, ampliamos a testagem de pessoas, aumentamos os leitos no hospital Mário Covas e reforçamos nossa campanha de vacinação. Tudo isso surtiu um efeito positivo e voltamos a ter números controláveis, o que nos permite flexibilizar”, disse Colucci.
O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde aponta que a taxa de ocupação da Enfermaria Covid-19 do Hospital Mário Covas Junior é de 20,83%, enquanto na UTI não há pacientes internados. Embora tenha anunciado as novas medidas, o prefeito reforça a importância da vacinação completa para os grupos liberados. A cidade registra desde o início da pandemia 13.558 casos e 52 mortes pela covid. 9
“Mesmo com o fim da alta temporada, Ilhabela vive do turismo e por este ramo são geradas centenas de emprego para a população. Voltar à normalidade é oferecer aos nossos visitantes o que eles deixaram de aproveitar nesses últimos dois anos. Mas precisamos manter todos os protocolos de segurança, como o uso de máscaras em locais fechados, a higienização das mãos e completar o seu esquema vacinal”, salienta Colucci. As medidas contidas no decreto já estão em vigor a partir de hoje.