A Sabesp lançou oficialmente nesta sexta-feira (18/2) as obras de ampliação do sistema de abastecimento de Ilhabela, para levar mais água
a 60 mil pessoas entre moradores do município e turistas e garantir mais qualidade de vida à população. Os trabalhos para ampliar captação, transporte e tratamento da água que chega aos imóveis representam um investimento de R$ 19,8 milhões da companhia e vão gerar pelo menos 120 empregos diretos.O lançamento da obra contou comas presenças do secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, do diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga e do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci. Ilhabela tem menos de 50% das moradias atendidas por coleta e tratamento de esgoto. Em 2020, prefeitura e Sabesp assinaram contrato de investimentos de R$ 193 milhões para ampliar a oferta de água, além da coleta e do tratamento de esgoto. O empreendimento vai atender às regiões central e norte de Ilhabela. As obras compreendem a implantação de novas captações de água bruta, sistemas de bombeamento de água, intervenções para ampliar a Estação de Tratamento de Água (ETA) na Água Branca e a implantação de um novo reservatório de água com capacidade para 2 milhões de litros – popularmente conhecido como caixa-d’água. A ETA passará a ter capacidade de tratar 125 litros de água por segundo. A fonte de recursos hídricos são os córregos Paquera, na Cocaia, e do Cego, na região do Green Park.
A instalação de 3 km de tubulação para transporte da água deve seguir pela Estrada da Cocaia e pela rua Benedito Rodrigues dos Santos, passando por um trecho da Costa Bela. A obra será executada de forma a gerar o mínimo de impacto e transtorno à população, resultando em mais saúde e qualidade de vida para moradores e visitantes do município.
As comunidades afetadas diretamente pelas intervenções receberão o contato de uma equipe de relacionamento a serviço da Sabesp para explicar os procedimentos que serão realizados nas vias e esclarecer eventuais dúvidas. O Sistema Água Branca abastece a cidade desde o Bairro Piúva até a Ponta das Canas, no extremo norte da cidade, passando ainda pelos bairros Barra Velha, Água Branca, Green Park, Reino, Itaguaçu, Itaquanduba, Engenho D’Água, Saco da Capela, Centro, Praia Feia, Barreiros, Siriúba, Pedra do Sino e Armação. O término da obra está previsto para fevereiro de 2024.