A velejadora Tamara Klink, de 24 anos, que atravessou o Oceano Atlântico, sozinha, em um barco de oito metros, chega a Paraty , onde vive a sua família, nesta segunda (14). A velejadora deve atracar às 10h30 no Cais de Turismo e será recebida com homenagens.
Em agosto do ano passado, Tamara, que é filha do velejador Amyr Klink e da fotógrafa Marina Bandeira Klink, saiu da França, percorreu mais de 1.700 milhas, equivalente a quase 3 mil quilômetros, até chegar à costa brasileira, atracando em Recife.
A última etapa da trajetória, finalizada na capital pernambucana, segundo ela, foi a mais longa e mais cansativa. Ela saiu de Cabo Verde, no dia 15 de outubro, e passou 17 dias em alto-mar. Ela chegou à capital pernambucana no fim da noite do dia 1º de novembro de 2021.
O barco de Tamara, apelidado de Sardinha devido ao tamanho, foi comprado na Noruega, de onde ela decidiu se aventurar em alto-mar, até chegar à França, na cidade de Dunquerque. O veleiro foi comprado com a ajuda de um amigo, apoiador das investidas da jovem navegadora.
A jovem velejadora cursava arquitetura na Universidade de São Paulo e foi para Nantes, na França, para um intercâmbio na École Supérieure d’Architecture. Lá, após finalizar o curso, ela se especializou em arquitetura naval.
Tamara tem como planos lançar dois livros sobre as aventuras. Um deles é “Mil Milhas”, distância completada por ela ao percorrer o Mar do Norte, para sair da Noruega para a França, em 2020. O segundo é “Um mundo em poucas linhas”, que reúne poemas, textos e desenhos feitos por ela durante as navegações.