Caraguatatuba perdeu nesta sexta-feira)4) um de seus “filhos políticos” mais importante: Benedito Marcondes Sodré, de 93 anos, falecido nesta sexta(4), na cidade de Peruíbe, litoral sul de São Paulo.
Nascido na antiga Fazenda da Mococa, região Norte de Caraguatatuba, “Sodré”, como ele era conhecido foi quatro vezes prefeito de Peruíbe(1968, 1976, 1983 e 1993). Além de prefeito, foi também chefe de gabinete, vereador, vice-prefeito, assessor e funcionário do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Segundo a prefeitura de Peruíbe, o óbito foi constatado por volta do meio-dia, desta sexta-feira (4), por causas naturais. Sodré está sendo velado na Câmara da cidade e deve ser sepultado neste sábado (5) em Peruíbe. Sodré , cuja esposa Nilza, faleceu há 7anos, deixou deixou quatro filhos: Célia, Marcia, Áureo e Márcio.
Sodré nasceu em Caraguatatuba, em 23 de setembro de 1928, na Fazenda da Mococa, em Caraguatatuba. Era filho de Manoel Marcondes do Rosário, o “maneco rosário, pescador e lavrador e dona Maria Inácio. O casal tinha seis filhos. Benedito, o primeiro filho, que sumiu e o pai nomeou o outro filho, Sodré, quando nasceu colocando o nome do filho desaparecido, Manoel, Sebastião, ária, Ascêndino. Quando a fazenda foi desativada, todos se mudaram para o Massaguaçu.
Sodré decidiu aos 12 anos de idade ir morar com outro irmão no Guarujá. Em 1952, mudou-se para Se destacou na política, foi vereador e depois quatro vezes prefeito. Quando deixou a prefeitura em 1993, comprou uma casa no bairro Mar Verde, em Caraguatatuba.
Passou a frequentar mais a cidade. “Ele adorava pescar de linhada de mão na ilha do Tamanduá”, conta seu sobrinho Wilson Marcondes Sodré, hoje, com 61 anos, que era quem acompanhava o tio nas pescarias. Segundo Wilson, seu sonho era morar na praia da Mococa, onde nasceu.
O vereador Celso Pereira, que vive no Massaguaçu, lamentou a morte de Sodré, segundo ele, o filho político mais importante do município. “Vamos propor uma moção de pesar pela Câmara. Caraguá está de luto. Apesar de viver em Peruíbe, ele mantinha família e adorava o Massaguaçu e Caraguatatuba”, comentou.
Num vídeo encaminhado para seus amigos em Caraguatatuba, Sodré canta uma música em homenagem a Peruíbe, confira: