A terça-feira no Havaí foi um dia de muitas emoções para os três surfistas do Litoral Norte. Os três, Filipe Toledo(Ubatuba) e os irmãos Miguel e Samuel Pupo(foto), de São Sebastião, conseguiram avançar para as oitavas de final da etapa de Pipeline, mas apenas Miguel Pupo e Samuel chegaram às quartas de final. Miguel derrotou Ítalo Ferreira. Samuel, que estreia na elite mundial do surf, derrotou o sul-africano Jordy Smith. Filipe perdeu para o havaiano Seth Muniz.
Na terceira fase em Pipeline, o sebastianense Miguel Pupo derrotou o o australiano Connor O’Leary (12,84 x 7,10); seu irmão Samuel bateu o brasileiro Deivid Silva(14,00×5,26); e, o ubatubense Filipe Toledo derrotou o havaiano Ivan Florence(12, 44×9,50). Também, avançaram os brasileiros Ítalo Ferreira, Caio Ibelli e João Chianca,
Nas oitavas de final Miguel Pupo enfrentou Ítalo Ferreira e obteve uma vitória espetacular, somando nota 12,40 contra 8,73 obtida por Ítalo Ferreira. Filipe Toledo teve como adversário o havaiano Seth Muniz, mas acabou sendo derrotado obtendo nota 3,50 enquanto seu adversário somou nota 8,00. O estreante brasileiro João Chianca se saiu muito bem na disputa como bicampeão mundial, o havaiano John John Florence, mas não conseguiu avançar(17,77×16,74). Caio Ibelli pegou o o australiano Callum Robson e avançou às quartas de final(12,83×5,23). Samuel Pupo enfrentou o sul-africano Jordy Smith e venceu bem: 15,15×8,20.
Nas quartas de final, que está ocorrendo em Pipeline, Miguel Pupo enfrenta o peruano Lucca Mesinas e Samuel pega o brasileiro Caio Ibelli. Kelly Slater enfrenta Kanoa Igarashi e Seth Muniz terá pela frente o norte americano John John Florense.