Festival que seria realizado entre os dias 30, 31 de maio e 1º de junho foi transferido para os dias 19,20, 21 e 22 de junho
A Prefeitura de Ilhabela anunciou o adiamento da 13ª edição do Festival da Sardinha, que agora será realizada entre os dias 19 e 22 de junho, durante o feriado de Corpus Christi, na Praia de Santa Tereza. A decisão levou em conta a previsão do tempo e a oportunidade de impulsionar ainda mais a economia local, aproveitando o aumento no fluxo de turistas nesse período.
Até a nova data, moradores e visitantes poderão saborear pratos à base de sardinha nos quiosques do Mercado do Peixe, no Perequê, durante os fins de semana. A proposta é manter viva a tradição gastronômica até o festival principal.
“O Festival da Sardinha é uma das celebrações mais autênticas da nossa cultura caiçara. Valorizamos nossos pescadores, nossa gastronomia e oferecemos ao público uma experiência que une tradição, sabor e identidade e fortalece a economia local”, afirmou o prefeito Toninho Colucci.
A programação principal do festival incluirá receitas tradicionais como sardinha na brasa, porções fritas e escabeche, preparadas por pescadores e cozinheiros da região. O evento celebra um dos peixes mais representativos da cultura de Ilhabela, reconhecido por seu valor nutritivo e custo acessível.
Realizado pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, o Festival da Sardinha tem como objetivo promover a identidade caiçara, valorizar a pesca artesanal e estimular o comércio local.
“Essa é uma festa feita pelo povo e para o povo. A sardinha, além de representar nossa culinária tradicional, simboliza o trabalho de muitas famílias da pesca artesanal. A cada edição, buscamos valorizar ainda mais essa cultura”, destacou o secretário de Cultura, Marquinhos Guti.
A programação musical e outras atrações serão divulgadas em breve no site oficial da Prefeitura de Ilhabela e nas redes sociais.
Serviço
13º Festival da Sardinha de Ilhabela
De 30 de maio a 15 de junho nos finais de semana
Mercado do Peixe – Av. São João, nº 268 – Perequê
De 19 a 22 de junho
Centro Municipal de Apoio ao Pescador Artesanal
Av. Força Expedicionária Brasileira, 519 – Praia de Santa Tereza