No feminino, a campeã foi a ubatubense Júlia Dias
O carioca Lucas Fink, de 26 anos, venceu neste domingo (25)o Sununga Skim Pro 2025, válido como segunda etapa do circuito mundial de skimboard (UST – United Skim Tour). Fink é tetracampeão mundial de Skimboard. O brasileiro que derrotou norte-americanos na praia da Sununga, em Ubatuba, vibrou muito com a conquista. Através das redes sociais, Lucas Fink afirmou “Hoje eu ganhei um Campeonato no Maracanã do Skimboard. Obrigado senhor”
Lucas Fink
Um grande público compareceu na praia da Sununga, em Ubatuba, para prestigiar a competição. A vitória de Lucas Fink foi bastante comemorada. Nascido no Rio de Janeiro, Lucas antes de se iniciar no skimboard, jogava futebol pelo Flamengo. Aos sete anos conheceu o skimboard. Aos 10 anos iniciou nas competições e nunca mais parou. Hoje é tetracampeão mundial de skimboard, o título mais recente foi conquistado em 2024. Embora já receba atletas de outros países, o Circuito Mundial de Skimboard é dominado por americanos. Lucas é o único atleta de fora dos Estados Unidos a erguer o troféu. O quarto título rolou graças ao seu desempenho na etapa de encerramento do tour, na Califórnia, espécie de local sagrado da modalidade.
Uma de suas maiores façanhas foi dropar as enormes ondas de Nazaré, em Portugal, com uma prancha de skimboard(Foto ao lado). A façanha foi documentada no filme Skimboard Nazaré, disponível na Red Bull TV. Lucas já viajou para os picos mais irados com sua prancha de skimboard, mas a onda que faz seus olhos brilharem está no Brasil. Mais precisamente no litoral norte de São Paulo, em Ubatuba. A praia da Sununga tem ondulações perfeitas e ainda guarda memórias afetivas, como o tempo em que Lucas ia pra lá com os pais quando era criança. Nesta praia ele faturou no fim de semana a etapa brasileira do Mundial de Skimboard 2025.
Júlia Dias
A atleta de Ubatuba dominou a Sununga, praia onde aprendeu o skimboard e soltou as manobras com confiança e garantiu o lugar mais alto do pódio no Sununga Skim Pro 2025. Júlia é um dos grandes nomes do skimboard feminino mundial.
Criada no bairro do Lázaro, em Ubatuba, Julia Santos Machim Sosa Dias, a Júlia Dias, d 22 anos, encontrou no Skimboard uma paixão desde os sete anos, na praia da Sununga. O fato de ser uma mulher em um esporte predominantemente masculino e com pouca visibilidade no Brasil, Julia enfrentou inúmeros desafios — incluindo a falta de patrocínio e infraestrutura — e, com dedicação inabalável, tem conquistado resultados impressionantes.
Em 2024, tornou-se vice-campeã mundial nos Estados Unidos, além de vencer etapas internacionais no México, Brasil, Angola e EUA. Atualmente, Julia é a única mulher brasileira no circuito mundial de Skimboard e ainda concilia sua carreira esportiva com os estudos em Jornalismo na UFSC.
“É muito difícil chegar onde cheguei sem apoio. Treino, viajo e represento o país e a cidade praticamente sozinha. Essa homenagem é muito importante para mim, porque mostra que tem gente olhando pro que a gente faz, mesmo com tão pouco incentivo,” afirmou Julia durante a homenagem que recebeu na Câmara de Ubatuba, recentemente.