Campanha tem como objetivo reforçar a formalização dos prestadores de serviços turísticos
Os servidores públicos do Observatório de Turismo da Secretaria Municipal de Turismo de São Sebastião iniciaram uma campanha de cadastramento e recadastramento no sistema Cadastur, sistema executado pelo Ministério do Turismo. Como parte da iniciativa, os funcionários estão visitando estabelecimentos da cidade, como hotéis, pousadas e o setor de alimentação fora do lar — incluindo restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias e cafeterias — para orientar e instruir os proprietários e responsáveis sobre como realizar o cadastro no sistema.
O Cadastur é um cadastro gratuito e obrigatório para pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. Ele garante diversos benefícios aos inscritos e funciona também como uma fonte oficial de consulta para os turistas.
Desenvolvido em parceria com os órgãos oficiais de turismo, o programa tem como objetivo promover a formalização, legalização e o ordenamento dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor.
O cadastro é obrigatório para Acampamentos Turísticos; Agências de Turismo; Meios de Hospedagem; Organizadoras de Evento; Parques Temáticos; e Transportadoras Turísticas; além de pessoas que exercem a profissão de Guia de Turismo. Já para Casas de Espetáculo, Centros de Convenções, Empreendimentos de Entretenimento e Lazer e Parques Aquáticos, Empreendimentos de Apoio ao Turismo Náutico ou à Pesca Desportiva, Locadoras de Veículos para Turistas, Prestadoras de Serviços de Infraestrutura para Eventos, Prestadoras Especializadas em Segmentos Turísticos, Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares o cadastro é opcional, mas também importante e recomendado, pois contribui para o mapeamento do setor e aumenta a visibilidade dos estabelecimentos.
Para se cadastrar, acesse o site https://cadastur.turismo.gov.br. Após a conclusão do cadastro, os inscritos passam a contar com diversas vantagens e oportunidades, como o apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; o incentivo à participação em programas e projetos do governo federal; o acesso a financiamento por meio de bancos oficiais; e também a participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo; além de visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal.
Vale ressaltar que o cadastro é válido por dois anos no caso das pessoas jurídicas, e cinco anos para os guias de turismo. Mais informações e dúvidas, entre em contato pelo telefone (12) 3892-2620 (Setur) ou WhatsApp (12) 99200-5652.