Um dos eventos mais aguardados do ano, o Caraguá a Gosto, chega à sua 20ª edição e celebra a identidade local em diferentes culinárias.
Restaurantes e quiosques já podem se inscrever para o concurso gastronômico a partir de terça-feira (20), até o dia 6 de junho, por meio de formulário on-line ou presencialmente na Secretaria de Turismo.
O edital de chamada pública nº 021/2025 já está disponível no Diário Oficial do Município nº 1587, disponível em https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/wp-content/uploads/2025/05/Edital_1587.pdf, e visa credenciar estabelecimentos do ramo alimentício para apresentação de prato original, especialmente desenvolvido para o festival, que será realizado de 1º a 31 de agosto.
Em até 30 dias após o encerramento das inscrições será publicado edital complementar com as regras de votação.
Categorias de participação
- À la carte;
- Porções;
- Petiscos de praia;
- Lanches artesanais;
- Pizzas;
- Sobremesas;
O destaque desta edição vai para a categoria petiscos de praia, exclusivo para os quiosques. Outra novidade é na categoria À la carte, principal categoria, que originou o evento, ganhará destaque com a composição de menu completo, sendo entrada e prato principal. Os chefes desta categoria serão convidados para eventos especiais durante o mês e receberão clientes ocultos, profissionais do setor.
#PraTodosVerem: Imagem de uma bebida servida em xícara branca com borda decorada com chocolate e farofa de amendoim. A bebida está sobre um pires retangular de cerâmica com detalhes ondulados, e ao redor da xícara há grãos de café dispostos decorativamente (Foto: Arquivo/ PMC)
Os estabelecimentos devem estar registrado no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), cadastur.turismo.gov.br, e cada um pode inscrever apenas uma receita original e exclusiva.
O comitê técnico poderá ajustar a categoria de inscrição ou, caso não seja atingido o número mínimo de quatro estabelecimentos por categoria, poderá juntar categorias que sejam de certa forma relacionadas.
Documentação exigida
- Ficha de inscrição (Anexo I);
- Declaração de não empregar menor (Anexo II);
- Cópia do CNPJ e contrato social;
- Cópia de RG e CPF do responsável legal;
- Alvarás de funcionamento e de vigilância sanitária;
- Comprovante Cadastur válido;
- Termo de Permissão de Uso (somente quiosques);
- Cardápio atual do estabelecimento;
Estabelecimentos com débitos em eventos anteriores junto à Secretaria de Turismo não serão habilitados.
Novidade
O Sebrae, parceiro do evento, por meio da Secretaria de Governo, vai oferecer quatro oficinas para os inscritos:
10/06 – Engenharia de Cardápios
17/06 – Food Designer (apresentação dos pratos)
24/06 – Gestão e Liderança
08/07 – Inovação e modernização para Alimentação Fora do Lar
O lançamento do evento Caraguá a Gosto está previsto para o dia 15 de julho.
Seleção e resultado
A seleção ficará a cargo de um comitê técnico composto por docentes do Curso de Gastronomia da Escola Técnica Estadual (Etec) de Caraguatatuba, que vai avaliar originalidade, exclusividade e ineditismo das receitas. O resultado dos habilitados será divulgado no dia 10 de junho, no site oficial www.caraguatatuba.sp.gov.br .
Etapas seguintes
- Pagamento da taxa (R$ 1 mil) – até o 3º dia útil após a publicação do resultado, via depósito no Banco do Brasil (Ag. 1741-8; CC 130.137-3; FUNDTUR, CNPJ: 46.482.840/0001-39).
- Agendamento de foto e vídeo dos pratos – em até sete dias após aprovação da inscrição.
- Proibição de venda antecipada – pratos não podem ser comercializados antes de 1º de agosto de 2025.
- Relatório de vendas – informar quantidade de pratos vendidos entre 10 e 15 de setembro de 2025, pelo e‑mail turismo@caraguatatuba.sp.gov.br .
Serviço
Inscrições para 20ª edição do Caraguá a Gosto
Data: 20 de maio a 6 de junho
Formulário on-line: https://forms.gle/xzBkbcDq7cxdxJdP7
Inscrição presencial: Secretaria Municipal de Turismo – Av. Dr. Arthur da Costa Filho, 25 – Centro, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
De 1º a 31 de agosto, moradores e visitantes já poderão experimentar os diferentes pratos do catálogo e votar no sabor que melhor traduz a riqueza cultural e gastronômica da cidade.