Prefeitura aproveita feira para contato com operadores turísticos, pesquisadores e entusiastas da observação de aves.
Ubatuba, reconhecida como a capital brasileira do birdwatching, participa da Avistar 2025, uma das principais feiras de observação de aves da América Latina, que termina amanhã, domingo, dia 18, na capital paulista. Representantes da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) estiveram na feira divulgando o município.
Com aproximadamente 565 espécies de aves registradas — representando cerca de 5% da avifauna mundial e 30% das espécies brasileiras — Ubatuba se consolida como um dos destinos mais procurados por observadores de aves. Essa diversidade é atribuída à combinação de fatores como o clima úmido e instável, que favorece a oferta contínua de alimentos, e à preservação de mais de 80% de seu território coberto pela Mata Atlântica
A cidade oferece diversas trilhas e pontos de observação, como a Fazenda Angelim, Fazenda Capricórnio, Sertão do Cambucá, Sítio Folha Seca e a torre de observação de aves no Quilombo da Fazenda. O Sertão da Folha Seca, por exemplo, é reconhecido mundialmente pela observação de beija-flores, onde é possível avistar até 25 das 65 espécies existentes no Brasil.
“A presença de Ubatuba na Avistar 2025 visa promover seus atrativos naturais e fortalecer parcerias com operadores turísticos, pesquisadores e entusiastas da observação de aves. O evento servirá como plataforma para divulgar as iniciativas de conservação e os roteiros especializados que o município oferece, consolidando ainda mais sua reputação no cenário do ecoturismo”, destacou o secretário de Turismo, Bruno Oliveira.