Técnicos da Transpetro e da Defesa Civil participam do encontro com a comunidade do Pontal Santamarina. Foto Capa: Chegada do gasoduto pelo mar na orla da Jardim Britânia/ Reprodução Blog Roberto de Moraes
Nesta quarta-feira (14), a Apell – Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais e Defesa Civil de Caraguatatuba realizam um Treinamento de Prevenção de Acidentes para os moradores do Pontal Santamaria. O encontro será na sede social da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, na Avenida Albert Charles Hanciau, 250, no Pontal de Santamariana a partir das 19h.
#PraTodosVerem Um representante da Transpetro de uniforme laranja faz uma apresentação com auxílio de um telão em uma sala. Plateia com homens e mulheres acompanham a ação.
A capacitação será com representantes da Transpetro sobre “Segurança na Faixa de Dutos (Transpetro), Defesa Civil sobre “Procedimentos em Situação de Emergência” e com o Corpo de Bombeiros sobre “Prevenção de Acidentes Domésticos e Primeiros Socorros”.
O objetivo do Apell é preparar as comunidades próximas às áreas industriais e estabelecer formas de alertá-las para possíveis situações de emergência. A implantação do Apell em Caraguatatuba foi iniciada em 2011.
A primeira área a integrar o Apell em Caraguatatuba está localizada no raio de 600 metros à direita e à esquerda do trecho terrestre do gasoduto do Projeto Mexilhão, o Gasmex. Essa área abrange os bairros Pontal Santa Marina, Jardim Britânia e parte do Jardim Aruan.
O Apell Caraguatatuba funciona com a participação do poder público, indústria e comunidade. Compõem o grupo coordenador, por meio de parceria, Petrobras, governo municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, Associação de Moradores do Jardim Britânia e Sociedade de Amigos do Bairro Pontal Santa Marina.
A Defesa Civil é a principal responsável pelo Apell. É quem cria os planos de emergência, divulga informações e mobiliza instituições parceiras, como a Prefeitura, o Corpo de Bombeiros e os serviços de saúde e trânsito.
Essas reuniões ocorrem desde 2011, mensalmente, interrompidas somente durante a pandemia de Covid-19, com o objetivo de discutir, informar, aperfeiçoar e multiplicar o plano de contingência, caso ocorra algum acidente nos dutos.
Apell
O Apell Caraguatatuba é uma parceria entre Petrobras, governo municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, Associação de Moradores do Jardim Britânia e Sociedade de Amigos do Bairro Pontal Santamarina.
O processo Apell funciona com a participação do poder público, indústria e comunidade, formando o Grupo Coordenador.
O Grupo Coordenador reúne-se mensalmente para acompanhar o processo, planejar treinamentos e simulados, analisar cenários de risco, entre outras ações.