Foto Capa: Júlio Cardoso/Projeto Baleia à Vista
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e a Marinha do Brasil, em parceria com o Projeto Baleia Jubarte e o Projeto Baleia À Vista, realizarão a Oficina de Boas Práticas para Observação de Baleias Jubarte e Outros Cetáceos, no dia 4 de junho. Esta iniciativa visa capacitar, gratuitamente, agências, operadores de turismo e marinas que atuam no segmento náutico da região, promovendo esse novo produto turístico de forma responsável.
A oficina ocorrerá a partir das 18h, no Parador Maresias, localizado no bairro Maresias, e abordará temas fundamentais para a preservação e o turismo responsável com cetáceos. Serão apresentados procedimentos adequados durante os avistamentos e as normas de avistagem previstas na Lei Federal 7.643/1987 e nas Portarias do IBAMA 117/1996 e 24/2002.
As inscrições são individuais e devem ser feitas até às 18h do dia 3 de junho, por meio do link https://bit.ly/avistamentosdebaleias2025.
A temporada de passagem das jubartes pelo canal de São Sebastião acontece nos meses de maio, junho, julho e agosto. As primeiras baleias jubarte já foram avistadas na região. Todos os anos, esses animais migram para a costa brasileira em busca de águas mais quentes e rasas, ideais para o acasalamento e o nascimento dos filhotes.
Serviço:
Oficina de boas práticas para observação de baleias jubarte e outros cetáceos
Data: 4 de junho (quarta-feira)
Horário:18h
Local: Parador Maresias
Endereço: Av. Dr. Francisco Loup, 357 – bairro Maresias
Inscrições: https://bit.ly/avistamentosdebaleias2025