Cabo Frio(RJ) sedia a partir de quinta(8) o Workshop Nacional “Bandeira Azul”

 

A cidade de Cabo Frio, no litoral do Rio de Janeiro, vai sediar, de quinta-feira(8) a sábado(10), um dos mais importantes encontros de gestão de praias do Brasil: o Workshop Nacional Bandeira Azul. O evento, que é realizado anualmente, vai levar para a Praia do Peró, gestores de praias, secretários de turismo e de meio ambiente e ambientalistas de todo o Brasil.

Na quinta-feira(8), acontece o encontro regional e a abertura do Workshop nacional, que terá prosseguimento na sexta-feira. No sábado(10), o encerramento prevê uma visita técnica e uma trilha no Morro do Vigia, entre as praias do Peró e Conchas.

 

 

O objetivo do evento é proporcionar melhor compreensão sobre os critérios do programa e promover intercâmbio entre todos os gestores das praias participantes do programa Bandeira Azul. A Praia do Peró (Foto) foi a primeira do interior fluminense a conquistar, há oito anos, o selo internacional de qualidade ambiental. Para tanto, é preciso preencher 34 requisitos, entre os quais a qualidade da água do mar, envolvimento da comunidade, educação ambiental e segurança. O Workshop será realizado no Hotel Paradiso Peró.

 

 

Segundo os organizadores, o evento da Bandeira Azul terá como foco o turismo responsável e sustentável, com abordagens sobre os critérios do programa, o processo de renovação do selo Bandeira Azul, além de orientar os municípios interessados em aderir ao programa para a temporada 2025/2026. As entidades locais Amigos do Peró e Associação Empresarial e Turística do Peró apoiam o evento.

 

 

Na sexta-feira, haverá um painel mostrando os trabalhos de educação ambiental desenvolvidos pelos alunos da Escola Municipal Evaldo Salles. Segundo o diretor Jefferson Justino Soares, eles vão mostrar dois projetos ambientais: o guia mirim e o “Pesca Fantasma”, através do qual os estudantes coletam material de pesca abandonados na praia do Pesqueirinho, local preferido pelos pescadores do Peró.

 

 

– Os alunos também fazem pesquisa na restinga, catalogando espécies endêmicas, e outros trabalhos de educação ambiental com a coordenação da Bandeira Azul, desde a fase piloto. Na feira estadual de ciências, eles apresentaram quatro projetos – explicou o professor.

 

 

A programação do evento regional, na quinta-feira, começa às 10h30m com o painel sobre economia circular e enfrentamento do lixo no mar; 13h30m, animais na praia e riscos para os banhistas nos ecossistemas costeiros; às 14h30m, adaptação climática – desafios para a zona costeira; e, às 17 horas, lançamento do programa Ondas do Futuro.

 

 

Na sexta-feira, às 9h o tema é Gestão Territorial e Economia Azul, tendo como mediadores Leana Bernardi (coordenadora nacional do programa Bandeira Azul) e Cláudio Schmitz, do Ministério do Meio Ambiente; 10h30m, turismo responsável; 13h, educação ambiental; 14h30m, oficinas sobre meio ambiente; e, às 17h, feira de expositores locais. No sábado, visita técnica à Praia do Peró, com atividade sobre segurança no mar; e, às 9h, trilha do Morro do Vigia, encerrando as atividades.

 

 

Reconhecido em mais de 50 países, o Bandeira Azul é um selo internacional concedido a praias e marinas que atendem a rigorosos critérios ambientais, de segurança, acessibilidade e gestão. Esta é a segunda vez que Cabo Frio sedia o encontro nacional, reforçando o protagonismo do Estado do Rio de Janeiro no turismo sustentável. O evento poderá ser gravado e disponibilizado no canal de Youtube do Programa Bandeira Azul.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *