A partir desta quinta-feira, dia 1º de maio está liberada a pesca de camarões das espécies rosa, sete-barbas, branco, santana, barba ruça. A pesca esteve proibida de novembro de 2024 até de 30 de abril deste ano, período conhecido como de defeso das espécies, conforme portaria da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(SAP/MAPA).
Durante o defeso é proibida a captura, transporte e comercialização de camarões das espécies protegidas, a não ser que tenham sido pescados antes do período e devidamente declarados. O defeso é importante para proteger o ciclo reprodutivo dessas espécies e garantir a sustentabilidade da atividade pesqueira.
A captura de camarão é feita nas quatro cidades do Litoral Norte Paulista. Na madrugada desta quinta-feira (1º), os pescadores retornam ao mar após três meses do período de defeso. Tradicionalmente, no período de reabertura da captura, os preços ficam mais em conta para os consumidores nos entrepostos de pesca da região.
Em São Sebastião, um dos entrepostos de pesca mais pr9curadofica no bairro de São Francisco, na região norte da cidade. A prefeitura, através da Secretaria do Meio Ambiente e seu Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento, presta assistência à comunidade pesqueira com a operação da fábrica de gelo municipal no bairro São Francisco, bem como do serviço de um caminhão frigorífico que atende a comunidade pesqueira da região.
A fábrica opera, suprindo os pescadores artesanais do município com gelo, subsidiado, ao valor de R$ 7,15 por caixa de 20 quilos, conforme Decreto Municipal de Preços Públicos nº 8887/2023, bem como o serviço de um caminhão frigorífico que atende a comunidade pesqueira da região.
A Colônia de Pescadores Z-14 e a Associação de Pescadores de Boiçucanga (APB), prestam contas ao Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento do município sobre os pedidos atendidos pelo caminhão frigorífico, enquanto a prestação de contas da Fábrica de Gelo é declarada ao Conselho Municipal para o Desenvolvimento da Pesca, Agricultura e Abastecimento (CMDPAA).
Em Ubatuba, a pesca do camarão desempenha um papel estratégico na economia do município, gerando emprego e renda para centenas de famílias. Desde a captura até o processamento e comercialização, o camarão passa por etapas manuais que asseguram a qualidade do produto que chega à mesa da população.
Um dos locais mais procurados para a compra de camarões em Ubatuba é o Mercado Municipal de Peixes, localizado na Ilha dos Pescadores, na região central da cidade. Em Caraguatatuba, a comercialização de camarão frescos acontece nos entrepostos do Camaroeiro, no centro, no Porto Novo, na região sul e na Massaguaçu, na região norte. Em Ilhabela, o Mercado Municipal de Peixe é o local indicado para a comora de camarões frescos.