Acidente com disco boat ocorreu na Maranduba, em Ubatuba, na manhã deste sábado(19). Foto: Reprodução Redes Sociais
Uma turista de 46 anos, de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, sofreu uma grave lesão na manhã deste sábado, dia 19, ao cair de um banana boat (disco boat) na praia da Maranduba, em Ubatuba. Socorrida por guardas vidas, a mulher precisou ser removida por um helicóptero Águia para um hospital de São José dos Campos devido à gravidade da lesão sofrida.

O disco boat é uma espécie de banana boat inflável, em forma de disco, que leva até dez pessoas puxada por uma lancha. O disco boat durante o passeio, desliza pela água, girando de um lado para outro, em manobras radicais. As pessoas ficam uma ao lado da outra, encostadas na borda do disco boat. O aparelho tem um local para as pessoas se segurarem durante o passeio e é exigido o uso de coletes pela Capitania dos Portos. Este tipo de “brinquedo” é muito comum nas praias paulistas.
Segundo o GBMar(Grupamento de Bombeiros Marítimos) o acidente teria ocorrido por volta das 11h30 da manhã deste sábado, na praia de Maranduba, na região sul de Ubatuba. Um funcionário da empresa que explora o banana boat procurou o guarda vidas da praia para prestar atendimento a uma senhora que havia caído do disco e estava deitada na faixa de areia, queixando-se de fortes dores nas costas, nas regiões lombar e cervical.
O guarda-vidas imediatamente iniciou os primeiros atendimentos conforme o Procedimento Operacional Padrão (POP) de Resgate, imobilizando a vítima em uma prancha longa e rígida e aplicando um colar cervical para estabilização. Após os primeiros socorros, o guarda vidas fez contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que enviou a Unidade de Suporte Básico (USB 09), com supervisão técnica de uma enfermeira.
Ao reavaliar a vítima, a equipe do SAMU constatou uma possível lesão por Trauma Raquimedular (TRM). Diante da gravidade da situação, a médica do SAMU solicitou apoio da Aeronave Águia para o transporte da paciente ao Hospital Regional em São José dos Campos. A equipe do Águia 18 compareceu ao local para realizar o atendimento e transporte da vítima.