Agenda: Orquestra de Câmara da USP fará apresentações em São Sebastiao e Ilhabela

 

A Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – OCAM, um dos principais organismos artísticos da Universidade de São Paulo, fará apresentações em São Sebastião, no Teatro Municipal, no sábado, dia 29, às 20 horas e em Ilhabela, no Teatro de Vermelhos, no domingo, dia 30, às 16 horas.

 

A orquestra que será regida pelo maestro Ricardo Bologna, celebra em 2025 seus 30 anos de trajetória, consolidando-se como uma referência fundamental entre as orquestras profissionalizantes do Brasil.

 

Com uma performance musical de alta qualidade e uma programação diversificada, a OCAM desenvolve uma proposta artística ousada, que vai além da simples execução de repertórios tradicionais. A orquestra busca criar experiências inovadoras, explorando novas sonoridades e perspectivas musicais.

 

Histórico e Conquista de Reconhecimento Fundada em 1995 pelo Maestro Olivier Toni, a OCAM é composta por alunos do Departamento de Música da USP e de cursos de extensão universitária. Sob a regência do Maestro Gil Jardim de 2001 a 2023 e, desde 2024, sob a direção do Maestro Ricardo Bologna, a orquestra tem se destacado no cenário musical brasileiro, sendo reconhecida pela sua qualidade e pela diversidade de seu repertório.

 

A OCAM tem um compromisso com a arte que ultrapassa a esfera musical. Seu repertório aborda questões sociais e políticas contemporâneas, valorizando compositores brasileiros vivos e promovendo, de forma destacada, a diversidade de vozes, com ênfase nas obras de mulheres compositoras e artistas de diferentes etnias. A orquestra adota um enfoque decolonial, contribuindo para uma programação inclusiva e transformadora.

 

A OCAM se apresenta com frequência em prestigiados teatros e festivais e seus concertos são enriquecidos por convidados renomados como Leo Brouwer, Tim Fain, Evgenia Popova, Duo Assad, Gianluca Littera, Lenine, Gilberto Gil, Marisa Monte, Dori Caymmi, entre outros. Esses encontros musicais, que integram diferentes culturas e estilos, ampliam e enriquecem ainda mais a experiência do público.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *