Uma operação da Guarda Civil Municipal de Florianópolis(SC) apreendeu, na manhã da última terça-feira (4), mesas, cadeiras e guarda-sóis que ocupavam faixa de areia de forma irregular na praia dos Ingleses, no Norte da Ilha. O material usado por um estabelecimento comercial ocupava indevidamente o espaço destinado aos banhistas.
Segundo a prefeitura, o dono do estabelecimento já havia sido alertado anteriormente sobre a proibição de ocupar, de forma irregular, a faixa de areia. Outra regra é o limite de espaço na praia para colocar os equipamentos. Segundo a prefeitura, os comércios poderão utilizar “metade da faixa de areia, a partir da linha da maré mais alta do dia”, conforme decreto publicado no final de dezembro de 2024.
No decreto, a prefeitura de Florianópolis além de regulamentar o suo da faixa de areia pelos comerciantes, vetou a cobrança por mesas, cadeiras e guarda-sóis nas praias da cidade, ou seja, a medida proíbe os comerciantes de cobrarem dos cidadãos pelo uso das cadeiras na praia, bem como, a cobrança por reserva.