Homem é detido e autuado em Ilhabela, no Litoral Norte, por maus tratos a um gato, que devido aos ferimentos precisou ser sacrificado

Um homem foi detido e multado pela Polícia Militar Ambiental nesta segunda-feira, dia 3, no bairro do Bixiga, em Ilhabela, acusado de maus-tratos a um gato. A informação é do Tribuna do Povo, de Ilhabela. A prisão ocorreu após um vídeo das agressões contra o animal viralizar nas redes sociais. Foto: Reprodução Tribuna do Povo.

 

A denúncia chegou à corporação na manhã desta segunda-feira, sendo a ocorrência  atendida pela equipe do Grupamento Tático da 3ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, que imediatamente, se deslocou até o barro onde ocorreu a agressão ao animal.

 

Segundo a denúncia, no dia anterior, no domingo(2), o suspeito teria agredido o gato com pauladas e arremessado o animal de cima de um muro para a rua. Nesta segunda-feira, a polícia ambiental localizou a residência do suspeito e ouvi uma testemunha que confirmou a versão dos fatos.

 

Segundo a polícia ambiental, ao ser abordado, o suspeito confessou que tentou afastar o gato com uma vassoura para proteger as suas aves, mas que acabou atingindo o animal e derrubando ele em um buraco entre o muro e a sua casa. Ele afirmou ainda aos policiais ambientais que tentou socorrer o gato, mas que foi ameaçado por moradores.

O laudo feito por um veterinário confirmou que o gato sofreu politraumatismos severos e, devido à gravidade dos ferimentos, precisou ser submetido à eutanásia.

 

O delegado de plantão determinou a apresentação do autor e da testemunha na Delegacia de Polícia Judiciária de Ilhabela, onde o homem foi indiciado, conforme o artigo 32 da Lei 9.605/98, sobre maus-tratos a animais, e responderá em liberdade.

 

Além das medidas penais, a Polícia Ambiental aplicou uma multa de R$ 6.000,00 ao suspeito, conforme o artigo 29 da Resolução SIMA 005/21, considerando a morte do animal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *