Os Guardiões das Florestas da aldeia Renascer Ywyty Guaçu, localizada em Ubatuba, no Litoral Norte Paulista, flagraram a presença de uma anta nas matas da aldeia. Confira o vídeo:
O registro foi feito através das câmeras traps instaladas no território, com o objetivo de monitorar e preservar a fauna local. O registro foi feito no dia 9 de agosto do ano passado, por volta das 20h15, quando a anta se aproximou de um riacho da aldeia para beber água.
Para Cristiano Kiririndju, coordenador de Políticas para os Povos Indígenas(CPPI), da Secretaria da Justiça e Cidadania(SJC) do estado de São Paulo, a aldeia realizou um importante registro da biodiversidade da Mata Atlântica, ao conseguir capturar imagens do maior mamífero terrestre do Brasil: a anta, chamada de Mbore na língua indígena tupi.
Segundo ele, como houve uma parada na visitação turística no Pico do Corcovado, muitos animais retornaram ao seu habitat. “As vezes é importante dar uma trégua na exploração turística para o bem da natureza e dos seus animais. A gente(aldeia) fez uma mediação junto a Fundação Florestal para um controle mais eficaz dos turistas que visitam o Pico do Corcovado”, contou.
O programa Guardiões das Florestas remunera povos originários que contribuem com a preservação das Unidades de Conservação, sobrepostas no todo ou em parte por terras/ocupações indígenas para realização de ações como monitoramento territorial, ambiental e da biodiversidade e turismo socioambiental. A aldeia Renascer foi pioneira no programa promovido pela Fundação Florestal.
Aldeia
A aldeia Renascer fica localizada na região sul do município, mais precisamente no bairro do Corcovado. A comunidade é composta por cerca de 20 famílias de origem Tupi Guarani e Guarani Mbya.
Conhecida por ter guias indígenas capacitados para acompanhar grupos de visitantes até o Pico do Corcovado e pelos trabalhos de preservação ambiental no território – com integrantes no projeto Guardiões das Florestas (Kagwydja) – além da forte presença do artesanato, a aldeia Renascer também conta com um coral e se destaca com a plantação de palmito pupunha, mandioca, abacaxi e plantas medicinais.
A aldeia ocupa 2.500 hectares de belas paisagens e rios de águas cristalinas. Em 1999, o local onde hoje está localizada a Aldeia Renascer, era utilizado como espaço cênico cinematográfico e foi palco do filme épico “Lá vem nossa comida pulando”, que retrata a história de aventura de Hans Staden ao registrar a vida dos indígenas do Brasil.