A partir desta segunda(17), o tempo máximo de permanência de turistas em Paraty estará limitado a dez dias. A medida faz parte do novo decreto publicado pelo prefeito Luciano Vidal, entre as medidas tomadas para conter o crescimento de casos de Covid-19 na cidade.
De acordo com o Comitê de Emergência de Combate à Covid-19, as medidas tomadas foram necessárias devido ao aumento de atendimentos no Hospital Municipal de Paraty, com pacientes apresentando síndrome gripal testando positivo para a doença.
Segundo informa o decreto, a média diária de atendimentos saltou de 220 pessoas, na primeira quinzena de dezembro, para 500 pessoas nas últimas duas semanas. O Comitê de Emergência se reunirá novamente em 15 dias para avaliar o cenário. Esta avaliação quinzenal vai determinar, também, se haverá carnaval no município.
A prefeitura não detalhou como vai fiscalizar a permanência dos turistas na cidade, mas determinou que os turistas que testarem positivo para Covid-19 terão que fazer quarentena nas pousadas ou casas de veraneio ou retornar para suas cidades de origem. O descumprimento da normativa implicará multa para o proprietário da pousada ou dono do imóvel alugado (inclusive condomínios). O tempo máximo de permanência de turistas em Paraty estará limitado a dez dias, até que o cenário da pandemia seja reavaliado pelo Comitê de Emergência.
Confira as medidas:
- Fica proibida a realização de eventos de qualquer natureza que possam gerar aglomerações no município até que haja uma reavaliação do comitê;
- Com isso, está suspensa a programação do Festival de Verão, assim como outras iniciativas com apoio da Prefeitura. Ficam proibidos também os eventos particulares;
- Turistas que testarem positivo para Covid-19 terão que fazer quarentena nas pousadas ou casas de veraneio ou retornar para suas cidades de origem. O descumprimento da normativa implicará multa para o proprietário da pousada ou dono do imóvel alugado (inclusive condomínios);
- O tempo máximo de permanência de turistas em Paraty estará limitado a dez dias, até que o cenário da pandemia seja reavaliado pelo Comitê de Emergência.