Conheça a “deliciosa” história da Sorvete Sérgio que comemora 60 anos de sucesso em Caraguatatuba

Sorveteria Sérgio, em Caraguatatuba, mantida pela mesma família, completa seis décadas oferecendo um dos melhores sorvetes artesanais do Litoral  Paulista

 

Por Salim Burihan

Em Caraguatatuba, a Sorveteria Sérgio, está comemorando 60 anos de atividades. É um dos mais antigos estabelecimentos na região, mantidos pela mesma família,  na produção de sorvete artesanal.  Os sorvetes artesanais produzidos pela Sérgio continuam a encantando gerações, mantendo viva a tradição e o legado iniciado por seus fundadores: Sylvio Luiz dos Santos e dona Severina.

No município, a produção de sorvete artesanal teve início na década de 50 com a família Miscocci. Na década de 60, surgiu a Sorveteria Silvio (Foto), de propriedade do casal Sylvio Luiz dos Santos e Severina Garrido dos Santos. A sorveteria ficou tão famosa por causa da qualidade de seus sorvetes artesanais que se transformou no ponto de encontro dos turistas que visitavam a cidade.

 

Existia até um slogan na época: Quem visitar Caraguatatuba e não tomar um sorvete na Sérgio é a mesma coisa que ir a Roma e não ver o Papa”. O sorvete mais consumido era o de coco, de palito ou de massa. O proprietário Sylvio Luiz dos Santos, tornou-se prefeito da cidade entre 1969 e 1973, período em que a família, em 1970, optou em vender a sorveteria para  o Getúlio Navarro Magalhães, outro tradicional comerciante da cidade.

Em 1975, após deixar a prefeitura, Sylvio e dona Severina decidiram abrir uma nova sorveteria, desta vez, como nome de Sorveteria Sérgio, em homenagem a um dos filhos. O casal teve seis filhos: Silvio, Silvia, Selma, Sergio, Sávio e Sérgia.

Sávio, desde os 10 anos na produção de sorvetes artesanais

 

Após a morte do casal, seu Silvio, aos 71 anos, em 1989 e dona Severina, aos 70 anos, em 1999, a sorveteria ficou sob o comando do filho Sávio e da sua esposa Silvana. Sávio desde os 10 anos de idade ajudava o pai na produção dos sorvetes. O casal continuou mantendo a qualidade imbatível dos sorvetes produzidos artesanalmente, investindo em novos equipamentos e novos sabores.

A produção de sorvetes artesanais mantém os mais tradicionais como coco, coco e abacaxi, milho verde, chocolate, flocos, mas hoje em dia alguns sabores se destacam com o brigadeiro e o pistache.  Novidades: o bombom cream de pistache com brigadeiro e Bombom Cream de Amarena, uma explosão de sabor que combina a cremosidade do sorvete com o toque único e sofisticado da amarena. Picolé de jabuticaba.

 

bombom cream de pistache com brigadeiro

 

 

Incentivo à funcionários 

 

 

Sávio e Silvana incentivam seus funcionários à participarem de concursos nacionais e internacionais. No final do ano passado, Igor Amorim (Foto), de 27 anos, mestre sorveteiro da Sérgio, participou da seletiva brasileira do Gelato Festival World Masters, uma competição internacional que busca os melhores sabores de gelato  (sorvete) do mundo, uma espécie de “campeonato mundial de sorvete”.  A competição começou a ser disputada em 2010, em Florença, na Itália.

 

Igor Amorim, da Sorveteria Sérgio, de Caraguatatuba, apresentou o gelato com o sabor Gengibre Balsâmico. O sabor escolhido foi um gelato de gengibre, onde a calda é balanceada e pasteurizada com açúcar mascavo. Ainda quente, é feito uma infusão do gengibre e do aceto balsâmico Di Modena e finalizado com balinhas de gengibre caramelizadas com açúcar mascavo.

 

“Participei ano passado, não consegui avançar. É uma competição muito difícil, com participantes de todo o país e muito qualificada. É uma oportunidade para se atualizar, conhecer o que está sendo produzido no país. Competidores de alto nível, faz a gente evoluir cada vez mais. Vou continuar tentando passar pelas eliminatórias e disputar a etapa mundial na Itália”, comentou Igor.

 

Segundo ele, o gelato com o sabor Gengibre Balsâmico, que ele apresentou no concurso não será colocado à venda na sorveteria porque já existe um sorvete de gengibre à disposição dos consumidores. Em 2023, Igor concorreu com um sorvete  feito de café branco com doce de leite.  Igor disse que os proprietários da Sorveteria Sérgio, o casal Sávio e Silvana, estimulam e apoiam a sua participação na competição.

 

Repercussão

 

Brigadeiro e Amarena

 

Nas redes sociais, antigos e novos consumidores elogiam os 60 anos da sorveteria: “Parabéns pro cara mais gente fina e que faz o melhor sorvete do Litoral Norte! Minha família ama e frequenta a sorveteria Sérgio desde que o Sr Sylvio abriu! Muitos anos de vida e sucesso!”, postou Andreza.

“A melhor sorveteria do Litoral Norte. Faz parte da história da minha vida!!! Parabéns Sávio”, postou Patrícia Ferreira. “O melhor sorvete desde sempre!!! E olha que faz tempo”, comentou Regina Celi Scherer. “O melhor sorvete do litoral norte… Parabéns Sávio e família”, postou Fernando Giustino.

“Um dos melhores sorvetes que já provei na vida. Foi difícil escolher o sabor. Além do atendimento gentil e cheio de alegria dos meninos. Estão de parabéns!”, postou Fernanda André, de São Paulo, no site Tripadvisor. “Excelente sorvete como sempre! Há mais de 20 anos frequento o lugar, sorvete artesanal de excelente qualidade! O milkshake de Amarena é maravilhoso!”, comentou Dias. no site Tripadvisor

“O melhor sorvete de Caraguatatuba!”, postou Rose. Para a internauta e frequentadora Joanita Kamiyama, a Sérgio é “O melhor sorvete do mundo!”.

“Orgulho dessa história e de todos vcs que cuidam de cada detalhe para que o nosso sorvete seja sempre entregue com muita qualidade, sabor e amor”, postou Renata Giorgetti.

Serviço

Sorveteria Sérgio
Rua Major Aires, 67 – Centro- Caraguatatuba
De segunda à segunda, a partir das 11h

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *