Prefeitura de Ubatuba interdita estrada municipal que liga o Rio Escuro ao Monte Valério

Estrada municipal, usada como “rota de fuga”, durante os feriados prolongados, receberá melhorias, segundo a prefeitura

 

A Prefeitura de Ubatuba informa que a Estrada do Monte Valério/Rio Escuro ficará interditada de hoje, terça, dia 17 até o dia 19 de dezembro,  quinta-feira, para manutenção da via. O bloqueio começará a partir das 7 horas da manhã desta terça-feira, dia 17 e, segundo a prefeitura, será necessário para evitar acidentes no local.

 

Os trabalhos serão realizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, com materiais disponibilizados pelo próprio município. “A Estrada do Monte Valério é muito utilizada pela população local para amenizar o trânsito da alta temporada e realizaremos agora serviços paliativos na via até que as obras definitivas possam ser iniciadas”, explicou o secretário Sidnei do Prado.

 

A interdição da estrada compreende do trecho do ponto final do Rio Escuro até o ponto final do Monte Valério (trecho de serra da estrada) e será necessária por conta da circulação de caminhões e carros pesados durante as melhorias.

 

Rota alternativa

Ilustração de Leonardo Copelli, em seu trabalho de graduação em Engenharia Civil da UNESP, em 2015

 

A estrada, que tem cerca de 12 quilômetros de extensão, pista reduzida e corta parte do parque estadual da serra do mar, é usada para encurtar o acesso entre o sul e norte de Ubatuba e, também, para fugir dos engarrafamentos em trechos como o da Praia Grande no fim de ano e feriados prolongados.

 

Quem usa a Rio-Santo para ir da Praia Dura até o trevo de acesso à rodovia Oswaldo Cruz percorre cerca de 27 quilômetros, passando por praias como Domingas Dias, Lamberto, Santa Rita, Perequê Mirim, Enseada, Toninhas, Praia Grande e pelo trecho federal da SP-55 chegar até o trevo que dá acesso à  SP-125, que liga Ubatuba até Taubaté.

Já quem optar pela estrada municipal Rio Escuro/ Monte Valério/Jardim Carolina irá percorrer 12 quilômetros, passando pelos bairros do Rio Escuro e Monte Valério e cruzando um trecho de 1,2 quilômetro dentro do parque estadual do Núcleo Picinguaba.

 

Pela estrada municipal, o motorista terá pista reduzida, variando de 6 a 9 metros de largura, três pontes, duas de concreto (a maior delas com 6 metros de largura por 7 de comprimento) e uma de madeira, medindo 5 de largura por 4 de comprimento.

O motorista também terá pela frente um trecho de serrinha de 1,2 kms, justamente dentro do parque estadual, onde a pavimentação é de broquete. A sinalização vertical atende aos motoristas, mas a sinalização horizontal é deficitária. A velocidade média recomendada na estrada municipal é de 40 kms/h.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *