Acontece nesta quarta-feira, dia 6, em São Sebastião, das 13 às 17 horas, a 31ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do ICMBio Alcatrazes. A reunião será realizada no Espaço Cultural Batuíra, na rua José Bruno, no bairro de São Francisco.
O Conselho Consultivo do ICMBio Alcatrazes é um órgão que atua na gestão das Unidades de Conservação do NGI Alcatrazes. A sua composição e atuação são avaliadas nas reuniões ordinárias, que são abertas à participação do público.
O Arquipélago de Alcatrazes fica na costa sul de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, que se destaca por abrigar uma grande diversidade de espécies e ser um santuário da vida selvagem.
- É conhecido como “Galápagos do Brasil” por ter uma fauna exclusiva, originada por mecanismos de evolução semelhantes aos observados por Darwin nas Ilhas Galápagos.
- É a maior unidade de conservação marinha do Sudeste e Sul do país.
- Abriga mais de 1300 espécies, incluindo a jararaca-de-alcatrazes, uma serpente endêmica da região.
- Possui o maior ninhal de fragatas do Atlântico Sul.
- Abriga a maior quantidade de peixes do Sudeste do Brasil, com uma grande variedade de espécies e cores.
- Tem costões rochosos com uma grande abundância de corais, moluscos e crustáceos.
O nome Alcatrazes vem dos atobás-pardos, também conhecidos como mergulhões, que são aves com a capacidade de mergulhar no mar para capturar peixes e lulas. A palavra “alcatrazes” em árabe significa “o mergulhador”.