Os cemitérios das cidades do Litoral Norte Paulista devem receber centenas de visitantes neste sábado, dia 2 de novembro, Feriado de Finados. As prefeituras prepararam os locais para a visitação e celebrações em homenagens aos familiares falecidos. Em Caraguatatuba são esperadas 5 mil pessoas apenas no cemitério municipal.
Quem for visitar os cemitérios da região e levar flores a túmulos de entes queridos deve seguir medidas preventivas à dengue. Para evitar criadouros do Aedes aegypti e novos casos de dengue, devem ser evitados saquinhos plásticos envolvendo arranjos de flores, nem vasos ou pratinhos de plantas. As embalagens e recipientes são reservatórios de água e podem ser usados na reprodução do Aedes.
Em Caraguatatuba, os dois cemitérios, o Cemitério Municipal Recanto das Flores, no Indaiá, e o Bela Vista Cemitério Parque, no Jetuba, terão missas neste sábado (2/11), em homenagem ao Dia de Finados. As celebrações serão realizadas pelas paróquias da cidade e pela Catedral do Divino Espírito Santo.
As missas na Capela da Ressurreição, no interior do Cemitério Recanto das Flores, estão agendadas para os seguintes horários: 7h, 9h, 11h, 13h, 15h e 17h, além da reza do Santo Terço ao meio-dia. Tendas foram montadas para os fiéis. O Cemitério Municipal Recanto das Flores está localizado na Avenida Rio Branco, 686, no Indaiá. O telefone é o (12) 3882-6731.
O Bela Vista Cemitério Parque, no Jetuba, abre neste sábado (2), das 8h às 17h. A Paróquia Nossa Senhora da Visitação, localizada no Massaguaçu, celebra missa às 10h, no local.
O Bela Vista Cemitério Parque fica na Avenida Marginal Direita (Rodovia Caraguá – Ubatuba), 5.000, no Jetuba. Mais informações pelo telefone (12) 3884-3958 ou WhatsApp (12) 98263-3222. O atendimento nos dias úteis é das 8h às 17h e aos sábados, das 8h às 12h.
A Administração do Cemitério Municipal, localizado no Indaiá, aguarda a visita de cinco mil pessoas ao longo do Dia de Finados (2/11).
Funcionários da Secretaria de Administração (Secad) e os reeducandos do Programa de Alocação de Mão de Obra da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), desenvolvido em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do Estado de São Paulo, executaram serviços de roçada, capina, pintura e limpeza no local. Haverá uma tenda para venda de flores e velas na entrada do cemitério.
“Para evitar a proliferação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, as pessoas não devem levar vasos de plantas enrolados com celofane e outros materiais impermeáveis ou qualquer recipiente que acumule água”, alertou o administrador do Cemitério Municipal Recanto das Flores, Salmo Matheus Rodrigues.
O túmulo mais visitado do Cemitério Municipal Recanto das Flores é o do recém-nascido Jean Pierre Thot, ou simplesmente Jean Pierre. Ao menino, filho de pais estrangeiros, foram atribuídos milagres desde o seu falecimento em decorrência de pneumonia no dia 4 de julho de 1.959, na Casa de Saúde Stella Maris, aos 34 dias de vida.
Sepultado no túmulo 3.030 do Cemitério Municipal, a data de sua morte foi descoberta pela ex-funcionária do local, Claudice de Carvalho, em 1.984.
Missas do Dia de Finados nos Cemitérios de Caraguatatuba
Cemitério Municipal do Indaiá (Recanto das Flores)
7h – Paróquia Santa Teresinha
9h – Catedral do Divino Espírito Santo
11h – Santuário Diocesano de Santo Antônio
12h – Santo Terço – Terço dos Homens
13h – Paróquia São João Batista
15h – Paróquia Nossa Senhora da Glória
17h – Paróquia São José
Endereço: Avenida Rio Branco, 686 – Indaiá/ (12) 3882-6731
Bela Vista Cemitério Parque – Jetuba
10h – Paróquia Nossa Senhora da Visitação
Endereço: Avenida Marginal Direita (Rodovia Caraguá – Ubatuba), 5.000 – Jetuba/ (12) 3884-3958/ WhatsApp (12) 98263-3222
Ubatuba
Em Ubatuba, os familiares terão das 6h às 18 horas para visitarem o túmulo de entes queridos em um dos cinco cemitérios da cidade no Dia de Finados.
Caso haja dificuldade na localização do túmulo, o munícipe deverá procurar a administração do escritório dentro do cemitério da região central, que estará em total disponibilidade para auxiliar e se dirigir ao local do túmulo em questão.
Qualquer dúvida, os cidadãos podem procurar o setor de administração dos cemitérios, que fica na rua Salvador Corrêa, 300, centro.
A prefeitura avisa que não será permitida a entrada e permanência de bicicletas no interior do cemitério Santa Cruz, na região central, no Dia de Finados. Os munícipes deverão levar cadeados para trancar suas bicicletas no lado externo do cemitério.
Conforme solicitação da Paróquia Exaltação da Santa Cruz, haverá missa interior do cemitério Santa Cruz às 9 horas da manhã.
Confira os Cemitérios
– Cemitério Santa Cruz, no centro da cidade.
– Cemitério da Caçandoca, onde são sepultados quilombolas e moradores da região.
– Cemitério Bela Vista, que fica no bairro Ipiranguinha.
– Cemitério Centenário do Ubatumirim, onde estão sepultados escravos, indígenas e moradores da região.
– Cemitério do Camburi, onde são sepultados quilombolas e moradores do entorno.
Em São Sebastião, a visitação deverá levar muita gente aos sete cemitérios da cidade. Os cemitérios estão localizados no Centro (Avenida Antonio Januário do Nascimento, s/nº), Portal da Olaria (Avenida Manoel Teixeira, 2.889); e na costa sul: em Toque-Toque Grande (Rua Hilda de Freitas Santos, s/n), em Maresias (Avenida Dr. Francisco Loup, s/n°), Boiçucanga (Rua Januária, 196), Juquehy (Rua Cipriano João dos Santos, 60), e Barra do Una (Avenida Magno dos Passos Bittencourt).
A maioria das pessoas que farão a visita ao cemitério central neste sábado, dia 2, serão informadas que a prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), está convocando familiares de pessoas sepultadas no Cemitério Municipal do Centro há mais de três anos para a exumação dos corpos.
De acordo com a administração do Cemitério, a questão se refere ao prazo descrito no artigo 551 do Decreto Estadual 16.017/80, no qual a família do falecido tem três anos após o sepultamento para exumar os restos mortais de seu ente.
A Prefeitura de São Sebastião pede que as famílias compareçam, com a máxima urgência, ao cemitério para agendamento da exumação, tendo em vista que é preciso efetuar a transferência dos despojos mortais para ossuário coletivo ou urnas perpétuas.
Mais informações no Velório Municipal do Cemitério do Centro de São Sebastião à Avenida Antonio Januário do Nascimento, s/n, ou pelos telefones (12) 3892 2116 e (12) 99729 6423, das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto finais de semanas e feriados.