Projeto Baleia Jubarte terá programa de estágio em Ilhabela

 

O Projeto Baleia Jubarte abriu um programa de estágio curricular obrigatório em Ilhabela, destinados a estudantes que cursam graduação em ciências biológicas, pedagogia, ou áreas afins. As inscrições foram encerradas no dia 18 de outubro. O Programa de Estágio permitirá ao estagiário acompanhar as atividades relacionadas à educação ambiental, pesquisa e conservação das baleias-jubarte e outras espécies de cetáceos.

 

O período do estágio na base do Projeto Baleia Jubarte, em Ilhabela, será feito em duas etapas, de 3 meses cada uma delas. A primeira será de 10 de novembro de 2024 a 10 de fevereiro de 2025 (3 meses); a segunda, de 1º de fevereiro a 30 de abril de 2025 (3 meses). Os estudantes que concluírem o estágio receberão certificados. O programa, que também é realizado em Vitória, no Espírito Santo, é apoiado pela Petrobras e o governo federal.

 

 

Atividades

 

Os selecionados(as) participarão de todas as atividades realizadas na base de Ilhabela, mas o estágio de verão tem como principal objetivo a educação ambiental e sensibilização dos turistas que visitam a região, além de atendimento e atividades com escolas e moradores locais.

 

Educação Ambiental: Desenvolvimento de atividades regulares nas escolas da região; auxilio à organização e participação em eventos e datas comemorativas sensibilizando sobre a importância da conservação marinha e da baleia jubarte; atendimento ao visitante nos espaços de visitação e exposições itinerantes.

 

Ponto Fixo: Coleta de dados relacionados a distribuição e comportamento de outros cetáceos, a partir de estação de observação em terra (ponto fixo), com uso de binóculos. Atividades Gerais: Auxílio na organização, manutenção e conservação de equipamentos (GPS, máquinas fotográficas, computadores, hidrofones, anemômetros, drones, balestras e outros); digitação e análise de dados, pesquisa bibliográfica, leitura e interpretação de artigos científicos, dentre outras.

 

O suporte oferecido pelo Projeto Baleia Jubarte durante o período de estágio em Ilhabela: O • Alojamento mobiliado compartilhado (quartos, banheiro, sala e cozinha), em parceria com a Fundação Florestal (Parque Estadual de Ilhabela). A alimentação e manutenção da limpeza do alojamento fica por conta dos estagiários, que também devem trazer roupas de cama e banho. Durante os embarques e outras atividades em campo, a alimentação será por conta do Projeto Baleia Jubarte.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *