Tradicionalmente, o lançamento do Plano Verão vinha sendo feito nas cidades de Caraguatatuba e São Sebastião. A EDP também atende cidades do Vale do Paraíba.
A Concessionária EDP que atende as cidades de Caraguatatuba e São Sebastião, no Litoral Norte Paulista, decidiu fazer o lançamento do Plano Verão 2024/2025, no dia 7 de novembro, na cidade de São José dos Campos. O evento será realizado no auditório da sede da EDP, na avenida Cassiano Ricardo, 1973, em São José dos Campos, das 9h30 às 12 horas.
Tradicionalmente, o lançamento do plano verão vinha sendo feito nas cidades de Caraguatatuba e São Sebastião, no Litoral Norte. Segundo adiantou a EDP, o Plano Verão contempla os esforços da concessionária para reduzir os efeitos dos eventos climáticos nas 28 cidades que integram a sua área de concessão no Estado de SP. O evento deste ano será na sede da EDP em São José dos Campos, onde os representantes das prefeituras atendidas pela concessionária e os jornalistas poderão conhecer o Centro de Operação Integrado (COI).
O plano verão apresenta seu plano estratégico de atuação para reduzir os impactos das tempestades de verão no sistema elétrico nas cidades que integram sua área de concessão. Na temporada de verão, além do aumento do consumo de energia devido ao excesso de turistas- a região que tem 358.030 habitantes recebe cerca de 1,5 milhão de visitantes na virada do ano, ocorrem também as tradicionais pancadas de chuvas e os ventos fortes, com queda de árvores na rede de distribuição.
No ano passado, o evento que oficializou o Plano Verão 2023/2024, aconteceu no dia 14 de dezembro, em São Sebastião, cidade que enfrentou em fevereiro daquele ano uma tragédia climática, com maior volume de chuva já mapeado no Brasil em um único dia, que resultou em 64 mortes.
O planejamento da EDP em 2024 foi construído usando como base as melhores práticas utilizadas no enfrentamento das mais diversas contingências enfrentadas ao longo do ano anterior(2023), com destaque às ocorrências em São Sebastião e à passagem de ciclones extratropicais e faixas de instabilidade climáticas pela área de concessão em São Paulo.
Investimentos
Durante o lançamento do Plano Verão, a EDP apresenta os investimentos realizados nos municípios da região. No ano passado, no Plano Verão da EDP 2023/2024, a concessionária anunciou um investimento realizado de R$ 815 milhões ao longo do ano, com obras estruturantes de infraestrutura energética, substituição e instalação de redes mais robustas e resilientes, melhorias e modernização de equipamentos, implantação de novas tecnologias e sistemas automatizados.
Na ocasião do lançamento do Plano Verão 2023/24, a EDP informou que infraestrutura energética para acompanhar o crescimento das cidades também tinha sido ampliada e reforçada nos últimos anos. A EDP teria construído, ampliado e colocado em operação 10 novas subestações de energia nos últimos quatro anos. As subestações permitem mais confiabilidade e qualidade no atendimento à população, pois elevam a capacidade do sistema energético local, além de trazer mais flexibilidade operativa.
A tecnologia do Centro de Operações Integrado (COI) da EDP, que completou um ano e meio de operação em dezembro de 2023, com sua nova estrutura, garantia a redução do impacto aos clientes em possíveis ocorrências, a partir do uso da automatização, que permite manobras no sistema de forma remota.
Segundo a concessionária, para ampliar a inteligência da rede de distribuição também foram realizados investimentos nos anos de 2022 e 2023, com a instalação de 814 novos equipamentos de religação automática do sistema (self-healing), que atualmente beneficiam 85% dos clientes de toda a área de concessão. Essa tecnologia é imprescindível para religar e seccionar, instantaneamente, trechos da rede com defeito, isolando o local da ocorrência e, assim, reduzindo significativamente o impacto na região.
A concessionária destacou que em momentos de eventos climáticos severos, com chuvas e ventos, o sistema elétrico é fortemente impactado por agentes externos, principalmente a vegetação. Por conta disso, a Companhia atua com trabalho preventivo de poda de árvores sobre as redes elétricas. Durante o ano de 2023 foram realizadas mais de 405 mil podas nas cidades de concessão, visando minimizar este impacto. Esse trabalho é realizado por equipes especializadas e seguem critérios de meio ambiente, além disso, a parceria entre EDP e prefeituras ampliam a eficácia da atuação, garantindo mais segurança à população.
Reforço operacional
Tradicionalmente, até final de março, a EDP, por meio do Plano Verão, estará com reforço na mobilização de equipes técnicas em campo e no COI. A concessionária também fortalece a parceria com o instituto meteorológico Climatempo, prefeituras e órgãos como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para o melhor planejamento e execução de serviços preventivos e emergenciais.
Ao longo da duração do Plano Verão, no caso de elevação do nível de criticidade da operação, a Companhia atua com plano de priorização no atendimento a ocorrências que envolvam hospitais, postos de saúde, unidades de segurança pública e serviços essenciais, como escolas, creches, asilos e casos que possam oferecer risco à vida, além dos clientes cadastrados como dependentes de equipamento elétrico para a sobrevivência. Para isso, são estabelecidos níveis diferentes de criticidade que poderão permitir uma mobilização cada vez maior conforme a necessidade.
Com relação aos canais de relacionamento, atualmente, 89% dos atendimentos da Companhia são realizados pelos canais virtuais, site www.edp.com.br e aplicativo EDP Online. Porém, em momentos de grande volume de ocorrências, os clientes buscam também o Call Center, pelo 0800 721 0123, para registrar as suas demandas e, por isso, durante o Plano Verão, a Companhia reforça o efetivo de atendentes em 25%.