Com a temporada de verão se aproximando, a Prefeitura de Ilhabela realiza diversas benfeitorias nos pontos turísticos da cidade. Como um dos passeios mais procurados da cidade, a baía de Castelhanos passa por uma revitalização, garantindo mais qualidade e segurança aos visitantes. O acesso até Castelhanos é feito pelo mar ou por uma estrada parque de 15 quilômetros de extensão.
A prefeitura quer melhorar a estrada, principalmente, nos trechos mais inclinados, mas obras dependem de aprovação da Fundação Florestal. O acesso por terra para a Praia de Castelhanos só é possível com autorização do Parque Estadual de Ilhabela, que limitou um número máximo de veículos por dia: 65 jipeiros, 42 carros particulares e 60 motos por dia, sendo que a viagem de ida deve ser feita das 8 às 14 horas e o retorno, das 15 às 17 horas. A estrada parque “fecha” às 18 horas. A viagem até Castelhanos dura cerca de uma hora.
Melhorias
As reformas em andamento são da ponte de acesso à praia, nos guarda-corpos das pontes na estrada, no guarda-corpo da parada do chuveirinho (local com uma pequena queda d’água, onde os visitantes costumam fazer parada para fotos), e no mirante da estrada, que inclui a melhoria da estrutura com piso metálico e guarda-corpo de madeira.
Além disso, o Mirante do Coração, localizado na praia, já foi entregue após a reforma, e tanto os moradores quanto os visitantes já podem utilizar esse que é um dos pontos turísticos mais visitado do município. A escadaria de acesso ao mirante foi toda refeita e agora os degraus ficam suspensos, para que não sejam danificados pela água da chuva que desce pela encosta.
A escadaria tornou o traçado ficou mais leve para quebrar a inclinação, tornando a subida mais amena. O deck do mirante também foi refeito com piso metálico e grades vazadas, para evitar o acúmulo de barro que danificava o assoalho de madeira e todo o conjunto recebeu acabamento em verniz. Com isso, o local ganha em segurança, durabilidade, praticidade e beleza.
Vale destacar que a Prefeitura de Ilhabela está realizando diversas obras que trarão mudanças significativas à Baía de Castelhanos. Em breve, a comunidade terá a tão esperada Escola Municipal e a nova Unidade Básica de Saúde, atendendo às reivindicações dos moradores locais.
A prefeitura não informou sobre as melhorias que devem ser feitas na estrada que dá acesso até a baia de Castelhanos. A estrada é de terra, tem cerca de 15 quilômetros, entre a guarita do Parque Estadual e o estacionamento na praia de Castelhanos. Nos períodos de fortes chuvas, a estrada fica muito prejudicada em alguns trechos.
A prefeitura desenvolveu um projeto para melhorar a estrada de terra com uma perenização da via, uma espécie de pavimentação orgânica, em alguns trechos mais inclinados. O projeto foi encaminhado à Fundação Florestal. Segundo consta, o projeto para manutenção da estrada deve ainda ser avaliado pela Cetesb e pelo conselho consultivo do Parque Estadual de Ilhabela, uma vez que a estrada corta o parque estadual.