Ubatuba comemora nesta segunda-feira, dia 28, 387 anos. Ubatuba é um município do litoral norte de São Paulo, que faz divisa com o Estado do Rio de Janeiro. É o maior município do litoral norte, com uma área de 711 km² e uma população estimada em 92.981 habitantes. A cidade fica a 226 kms da capital paulista e faz divisa com Caraguatatuba, no litoral paulista e Paraty, no litoral sul-fluminense.
Com cerca de 100 praias e inúmeras atrações naturais como cachoeiras, rios e mirantes e valorizando as comunidades caiçaras, indígenas e quilombolas, Ubatuba é a cidade do Litoral Norte Paulista que mais recebe turistas ao longo do ano. Na temporada de verão, entre dezembro e março, cerca de 3 milhões de turistas circulam pela cidade. Um dos maiores problemas do município ainda é o baixo índice de moradias com coleta e tratamento de esgoto: cerca de 41% das moradias possuem esgoto coletado e tratado.
Festa
A prefeitura programou vários eventos que ocorrem desde sexta-feira, dia 25 para comemorar o aniversário da cidade, com destaque para a apresentação da Banda Palace no domingo, dentro da programação da 36º Feira das Nações, que acontece até o dia 3 de novembro na Praça de Eventos, na Avenida Iperoig.
A cidade recebeu ainda dois campeonatos de surfe, disputa do Municipal de Vôlei e um stand-up com o humorista Matheus Ceará, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, sábado, às 21h. Nesta segunda-feira, dia 28, estão programados: as Finas do Campeonato Municipal de Vôlei, no Ginásio de Esportes Tubão, às 16h e a 36º Feira das Nações até o dia 3 de novembro, na Praça de Eventos, na Avenida Iperoig, a partir das 18h.
Ás 15 horas, haverá a apresentação do Boi de Conchas, uma manifestação cultural que completa 21 anos na cidade. O Boi de Conchas volta ao mar, encerrando o ciclo de nascimento, vida, morte e reaparecimento do Ratambufe neste segundo e último Auto deste ano tão especial.
Neste 2024, completam-se 21 anos desde que a festa do Boi de Conchas começou a alegrar o povo da cidade, em 2003. “Hoje [o Boi de Conchas] atinge a ‘maioridade’. Em suas aparições pelas ruas e praias de Ubatuba, aflora o imaginário daqueles que têm dentro de si a liberdade, a criancice, a alegria, a transformação e evolução, num modo simples de viver a vida. Quem o vê, se encanta; quem canta, dança; quem dança transcende a alma”, comenta Julinho Mendes, mestre do Boi de Conchas, folclorista caiçara responsável pelo primeiro registro documental desta lenda genuinamente ubatubense.
A concentração começará às 15h, na Praça da Matriz, e às 16h partirá em cortejo dançante até o Cruzeiro da Avenida Iperoig. “Venha participar da celebração da “maioridade” desta festa que tem como estrela o Ratambufe, “um boizinho sonhador, liberto de seu destino cruel, que foi viver no mar… Viva nosso Boi de Conchas, um imaginário que vive, que alegra e que transforma”, celebra o mestre Julinho.
Serviços
Conversa pra Boi Dançar
Auto do Boi de Conchas 2024
28 de outubro de 2024, aniversário de Ubatuba
Concentração às 15h na Praça Exaltação da Santa Cruz (Praça da Matriz)
Cortejo às 16h, rumo à Avenida Iperoig, em frente ao Cruzeiro
Realização: CRUMI – Comunidade Reinante Voga dos Mares de Iperoig
O Auto do Boi de Conchas é uma manifestação popular independente, realizada com recursos dos brincantes e simpatizantes. Apoie esta festa popular pelo pix pixboideconchas@gmail.com