Aldeia Boa Vista, em Ubatuba, recebe mutirão de limpeza

 

Amanhã, sábado, dia 19, será realizado um mutirão de limpeza na aldeia da Boa Vista, em Ubatuba. A programação se inicia às 8h com um café comunitário e organização dos grupos para a atividade, às 9h está programada a limpeza nos núcleos e às 12h haverá encerramento e almoço.

 

O 1° Mutirão Tembigual, que tem como objetivo ajudar com a limpeza e gestão de resíduos da Aldeia Boa Vista, é uma iniciativa da Associação Indígena Tembiguai, a associação que representa a Terra Indígena Boa Vista do Sertão do Prumirim. Território Mbya Guarani. Que compreende 3 aldeias: Aldeia Boa Vista (Prumirim), Aldeia Yakã Porã (Itamambuca) e Aldeia Akaray Mirim (Puruba).

 

O ponto de encontro é o Posto de Saúde Indígena, na rodovia Rio-Santos, na altura do km 30, no bairro Prumirim. A ação tem parceria e apoio da Cooperativa de catadores de recicláveis, Coco & Cia, Aquário de Ubatuba, Prefeitura Municipal, Instituto Argonauta, Tamoio de Ubatuba, entre outros.

 

A aldeia Boa Vista é formada por 62 famílias de índios da etnia Guaraní, que ocupam cerca de 900 hectares de terras e surgiu nos anos 1960. Em 1987, a terra foi demarcada como território indígena.

 

São cerca de 62 famílias que vivem no local, o que dá aproximadamente 290 indígenas. Na aldeia, há uma escola estadual que atende desde o ensino infantil até o ensino médio e posto médico. Os indígenas vivem basicamente do artesanato.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *