Chef Mirela Rafaeli, de Ubatuba, divulga culinária caiçara em reality gastronômico na TV Globo

Em seu primeiro prato, Mirela usou peixe Olhete curado, peixe seco com ova de tainha, cambuci(fruta da mata atlântica) e molho de amendoim com capim-limão.

 

Nascida e criada em Ubatuba, a chef Mirela Rafaeli, é uma das participantes da sétima edição do reality show gastronômico The Taste Brasil, na TV Globo.  O programa estreou no último dia 3 na GNT e no dia 4 na TV Globo e seguirá até o dia 13 de dezembro.

 

Chef Mirela Rafaeli, de Ubatuba, valorizando a culinária caiçara na TV Globo

 

O programa é exibido as sextas-feiras, às 23h15, logo após o Globo Repórter, na TV Globo. O reality reúne chefs profissionais e cozinheiros amadores numa disputa gastronômica. O júri é composto por Felipe Bronze, Claude Troisgros, Manu Buffara e Manuelle Ferraz.

Os mentores Claude Troisgros, Manu Buffara, Manu Ferraz e Felipe Bronze disputam mais uma vez pela colher dourada e pelo prêmio de 100 mil reais para um de seus cozinheiros.

A competição começa com 30 cozinheiros, mas apenas 16 continuarão na disputa pelo prêmio principal. A cada episódio, dois participantes serão eliminados até a grande final. Cada mentor participa com quatro concorrentes.

Segundo a Rádio Costa Azul, emissora de Ubatuba, Mirela é natural de Ubatuba e cresceu entre a praia e a roça, pois seu pai é produtor orgânico e tinha produção no Ubatumirim, hoje ele tem sítio em São Luiz do Paraitinga, mas vem à cidade litorânea uma vez por semana entregar produtos.

A cozinheira recentemente mudou-se para São Paulo para trabalhar em restaurantes. A chef gosta da cozinha caipira e caiçara e usa ingredientes típicos da Mata Atlântica, e da cidade, nos seus preparos. Além de representar os povos caiçaras, ela também fala que a cozinha é de todos e inclusiva, pois possui espectro autista.

Mirela escolheu o time de Manu Buffara para a disputa. Em sua primeira participação escolheu o prato Olhete curado, XO de peixe seco com ova de tainha, cambuci e molho de amendoim com capim-limão. O processo de cura é para conservar e dar mais sabor ao peixe, pode ser feito em uma combinação de sal e açúcar, porém existe outras técnicas.

 

Mirela se define como “caiçara e caipira”, que cresceu comendo peixe seco e ova de tainha frita e que já colheu muito cambuci no sítio do pai

“Nunca pensei que eu participaria de um reality show. E muito menos na TV Globo, mas olha eu ai no plim plim, mãe! Fui cheia de orgulho em apresentar minha comida pra chefs que eu só via pela TV. Nessa colher tem a Mirela caiçara e caipira, que cresceu comendo peixe seco e ova de tainha frita e que já colheu muito cambuci no sítio do pai. Mas tem também a Mirela que tá desde os 12 anos de idade dentro de cozinhas profissionais e que aprendeu um monte de técnicas legais. Caiçaras, esse prato foi pra vocês! ”, disse em suas redes sociais.

Mirela Rafaeli, escolheu concorrer com Manu Buffara, na equipe Vermelha, que conta com quatro participantes. Os participantes concorrem com as equipes Azul, Verde e Laranja. Confira quem são os integrantes da equipe Vermelha:

Equipe vermelha

Mentora: Manu Buffara

  • Mirela Rafaneli: Cresceu em uma região praiana, Ubatuba, no Litoral Norte Paulista e, pelo fato de seus pais serem agricultores, quer valorizar a cozinha caiçara. Busca ganhar o programa para provar que uma pessoa com transtorno do espectro autista pode ir longe;

 

  • Romário Rodrigues: Tem passagem por restaurantes premiados mundialmente e trabalha ao lado de um dos chefs mais renomados da América Latina, Alex Atala. Ele promete mostrar suas raízes a partir de uma culinária criativa e contemporânea;

 

  • Sergio Suslick: Focado e com uma cozinha autoral, ele acredita que a constância é sua maior aliada na cozinha. Com 33 anos, já trabalhou em restaurantes da capital peruana e, em São Paulo, passou pelo Chez Claude, do chef Claude Troisgros;

 

 

  • Maria Carla Dias: Se aperfeiçoou em cozinha clássica e contemporânea, na Argentina. Ela aposta na culinária brasileira com pesquisa de temperos e especiarias, e que conversem com sua origem amazônica.

 

Nesta nova edição, The Taste Brasil contará com convidados especiais a partir do segundo episódio. A cada semana, um famoso participará do programa, ajudando a degustar os pratos e trazendo ainda mais diversão ao reality.

Entre os nomes confirmados estão Giovanna Cordeiro, Douglas Silva, Fernanda Motta, Ana Hikari, Ana Clara, Milton Cunha, Jonathan Azevedo, Sheron Menezes e Rodrigo Santoro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *