Jovens surfistas de Ubatuba participam de intercâmbio internacional

“Olas Pro Tour Portugal” reúne surfe, gastronomia e cultura; surfistas participam a convite da Federação de Surf do Estado de São Paulo(Spsurf). Foto Capa: Surfistas em Viana do Castelo, Portugal/Calebe Simões 

 

Sete surfistas brasileiros, quatro do litoral paulista, entre eles, Maeva Guastala e Calebe Simões, de Ubatuba estão participando do projeto Olas Pro Tour Portugal, que inclui surf, gastronomia e imersão cultural em dois dos mais renomados centros de treinamento da Europa. A proposta do intercâmbio cultural é fortalecer o desenvolvimento intelectual e desportivo dos surfistas.

 

Maeva no Ubatuba Pro Surf, em Itamambuca. Foto: Arquivo Maeva

 

Maeva Guastala, de 14 anos, de Ubatuba, é vice-campeã Paulista sub16 e sub14  do circuito Hang Loose Surf Attack, e campeã ubatubense sub18 sub14 e Vice-campeã sub16 . É considerada uma das grandes promessas do surfe feminino brasileiro.

 

 

 

 

 

 

“Estou muito feliz em ser um dos atletas convidados para participar da experiência “Semillero Olas Pro Tour” Um dos principais circuitos de surfe Júnior da América Latina, que está sendo realizado pela primeira vez em Viana do Castelo – Portugal, reunindo os melhores surfistas Júnior da América Latina”, postou Calebe Simões(Foto), também de 14 anos,  nas redes sociais. Calebe vem se destacando nas principais competições de base disputadas no Brasil.

 

 

Estão participando da experiência, nove peruanos, sete brasileiros, cinco chilenos, dois americanos, um panamenho e dois argentinos. Eles participam do Surf Camp Experience em Viana do Castelo e Ericeira, onde estão tendo todo o suporte técnico e organizacional oferecido pela World Surf Cities Network.

O grupo enfrentará adversários de Portugal, Espanha e França, em um dos momentos mais aguardados da temporada, nas categorias que vão do Sub 10 ao Sub 18, masculino e feminino, os atletas selecionados estão tendo nove dias de intensas disputas e aprendizado, surfando em algumas das melhores ondas da Europa.

 

Divulgação Semillero Olas Pro Tour.
O Semillero Olas Pro Tour, um dos principais circuitos de surf júnior da América Latina, vai realizar-se pela primeira vez além-fronteiras. Este Encontro Final do Semillero Olas Pro Tour 2024,  acontece em Portugal, com início em Viana do Castelo, onde na última quarta-feira, teve entre os seus participantes os melhores surfistas juniores latino-americanos. A competição estava agendada para ontem, sábado, dia 12 e neste domingo, dia 13, na praia do Cabedelo. De 14 a 18 de outubro, na Ericeira.

Entre os atletas encontram-se os surfistas brasileiros Vini Palpa, da Praia Grande, Maeva Guastala, de São Sebastião, Julia Stefani, do Guarujá, e Kalebe Simões, de Ubatuba, que vão representar o Estado de São Paulo neste evento. Será uma experiência única que abrange surf, gastronomia e cultura, com o objetivo de oferecer aos atletas um intercâmbio cultural de alto nível, focado no seu desenvolvimento intelectual e desportivo.

Os surfistas foram convidados pelo Centro de Alto Rendimento de Viana do Castelo e da Ericeira, cujos representantes, João Zamith e Miguel Barata, possuem uma forte parceria com a Federação de Surf do Estado de São Paulo, liderada por Zé Paulo. “Esta é uma chance única para nossos atletas surfarem em algumas das melhores ondas de Portugal, palco de etapas do circuito mundial. Teremos atividades variadas e uma competição interna. Estamos com uma delegação de altíssimo nível e o intercâmbio será enriquecedor para todos”, comentou Zé Paulo.

“Portugal está a ser uma experiência incrível para mim”, afirmou Vini Palma, um dos destaques entre os surfistas brasileiros. “Este trabalho da Federação de São Paulo é muito importante para o desenvolvimento de todos”, acrescentou.

Além de liderar a SPSurf, Zé Paulo também faz parte da comissão organizadora do Intercâmbio Semillero Olas Pro Tour, composta por João Zamith, Roberto Meza, Felipe Rodrigues, Gonçalo e Yasmin Neves. O evento teve início na última quarta-feira, 9 de Outubro, em Viana do Castelo, e segue até dia 18 de Outubro, com a conclusão na Ericeira. Durante os nove dias de competição e aprendizado, os atletas terão a oportunidade de conhecer a cultura local e disputar com adversários de Peru, Chile, Argentina, Panamá, Portugal e Espanha.

“Essa viagem é o ápice para os melhores do ranking de 2024. Eles terão a oportunidade de representar a América do Sul em uma competição internacional, além de vivenciarem uma rica troca cultural”, destacou Roberto Muelas, organizador do Circuito Semillero Olas Pro Tour.

A delegação visitará o Centro de Surf de Alto Rendimento em Viana do Castelo e a Reserva Mundial de Surf de Ericeira. Ambos são referências no surf europeu e prometem proporcionar uma experiência inesquecível para os jovens sul-americanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *