Em Ubatuba, pesquisa registra empate técnico entre Flávia Paschoal(PL) e Sato(PSD)

Em Ubatuba, dos 76.188 eleitores cadastrados este ano, cerca de 35 mil eleitores ainda estão indecisos(35%) ou não votam em nenhum dos onze candidatos(7,7%).

 

Em Ubatuba, a pesquisa do Instituto Opinião, contratada pela Morada FM/Radar Litoral, divulgada na segunda-feira, dia 30, mostra que a disputa pela prefeitura está concentrada em dois dos onze candidatos:  a atual prefeita Flávia Pascoal (PL) e o ex-prefeito Delcio Sato (PSD), que estão “tecnicamente” empatados: Flávia têm 22,7% e Sato, 21,4% das intenções de votos.

O número de eleitores indecisos, também, é grande em Ubatuba: 35,1% na pesquisa espontânea e  de 19,9% na estimulada.  Na espontânea, são cerca de 42% de eleitores que ainda não definiram em quem vão votar para prefeito, entre indecisos (35,1%) ou que garantem não votar em nenhum deles(7%), mas que, se convencidos pelos cabos eleitorais, podem mudar de opinião até domingo e definirem a  eleição. Ou seja, dos 76.188 eleitores cadastrados este ano, cerca de 35 mil eleitores estão indecisos ou afirmaram não votam em nenhum dos onze candidatos.

A pesquisa do Instituto Opinião, contratada pela MoradaFM/Radar Litoral entrevistou 401 eleitores de Ubatuba, entre os dias 18 e 21 de setembro e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-06095/2024. A margem de erro é de 4,9%. O nível de confiança é de 95%.

Pesquisa estimulada em Ubatuba

Flávia Paschoal(PL)- 22,7%

Delcio Sato(PSD)- 21,4%

Padre Marcelo(Novo)- 8,5%

Professor Arnaldo(PSB)- 7,9%

Marcinho ACIU(MDB)- 4,3%

Gerson Florindo(PT)- 2,8%

Cristina Prochaska (PSOL), 1,7%

Gilson Rocha (Solidariedade) 1,7%

Vinícius Vasconcellos (PRTB) 1%

Major Franco (PSDB) 0,8%

Ednelson Prado (Agir) 0,5%.

Indecisos- 19,9%

Não vota em nenhum- 6,7%

Avaliação

Apesar do empate técnico entre Flávia e Sato, existe 26,6% de votos ainda indecisos (19,9%) ou que não vota em nenhum dos candidatos (6,7%) que ainda podem ser destinados a qualquer um dos três primeiros colocados e alterar o quadro atual. Tradicionalmente, o indeciso vota na última hora em quem esteja liderando a pesquisa no dia da eleição, ou seja, Flávia ou Sato podem conquistar essa fatia do eleitorado. Com relação aos eleitores que garantem não votar em nenhum deles, tudo pode mudar desde que os candidatos façam alguma proposta interessante que possa vir a beneficiar este tipo de eleitor e conquistar o seu voto.

 

Pesquisa Espontânea

Flávia Pascoal- 21,5%

Sato 17,2%

Padre Marcelo 6,2%

Professor Arnaldo 5,1%

Marcinho ACIU 2,5%

Cristina Prochaska 0,8%

Gilson Rocha 0,8%,

Vinícius Vasconcellos 0,7%

Ednelson Prado 0,5%

Votaria em outros candidatos- 1%

Não vota em nenhum 7,7%

Indecisos- 35,1%.

Avaliação

A situação é parecida com o cenário anterior (da pesquisa estimulada), ou seja, apesar da disputa estar concentrada em dois candidatos Flávia e Sato, a disputa está em aberto devido ao grande número de eleitores indecisos (35,1%) ou que não vota em nenhum deles ((7,7%)), neste momento. São cerca de 42% de eleitores que podem definir a eleição no domingo, ou seja, dos 76.188 eleitores cadastrados este ano, cerca de 35 mil eleitores estão indecisos ou não votam em nenhum dos onze candidatos. Os candidatos tem que correr atrás desses votos, quem conquistar mais, vence as eleições no domingo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *