Em Caraguatatuba, Neto Bota lidera intenções de voto, mas alto índice de indecisos mantém disputa em aberto

Apesar do favoritismo de Neto Bota(União Brasil), Mateus Silva(PSD), Baduca Filho(PL) e Coronel Stanelis(PP) mantém suas chances na disputa pela prefeitura devido ao elevado número de indecisos que representam cerca de 40% do eleitorado  

 

Por Salim Burihan

 

A  pesquisa do Instituto Opinião, contratada pela Morada FM/Radar Litoral, divulgada na última segunda-feira, dia 30,  mostra que na reta final da eleição municipal em Caraguatatuba,  39,6% do eleitorado, na modalidade espontânea, ainda está indeciso em relação ao voto para prefeito. Na estimulada, o número cai para 15,4%.

 

Ou seja, ao menos quatro em cada dez eleitores da cidade dizem ainda não ter decidido seu voto para prefeito, de acordo com a rodada mais recente de pesquisas do Instituto Opinião. Ou ainda, dos 103.619 eleitores do município, cerca de 40 mil eleitores ainda não sabem em que candidato votar no domingo, dia 6 de outubro. É muita gente, ainda, indecisa.

 

Especialistas, consultados, afirmam que esses percentuais de indecisos estão dentro do patamar observado em eleições mais recentes, nas quais a definição do voto por parte do eleitor tem se aproximado cada vez mais da data de ir à urna, e observam que os indecisos podem definir o prefeito em disputas apertadas como ocorre em Caraguatatuba.

 

Os números do levantamento feito pelo Instituto Opinião, que é considerada a pesquisa mais confiável no município,  mostram uma vantagem do candidato Neto Bota (União Brasil) sobre os demais candidatos na disputa pela prefeitura de Caraguatatuba nas eleições de domingo, dia 6, mas o elevado número de eleitores indecisos, mantém ainda na disputa os candidatos Mateus Silva(PSD),  Baduca Filho(PL) e o Coronel Stanelis(PP).

 

Neto Bota(União Brasil) com o vice, Zé Ernesto, lidera pesquisa Instituto Opinião em Caraguatatuba

 

Neto Bota lidera as intenções de voto no município nas pesquisas estimulada e espontânea, seguido por Mateus Silva(PSD),  que vem em segundo; Baduca Filho(PL), em terceiro; Coronel Stanellis(PP), em quarto; e, Fábio Ferreira(PDT), em quinto lugar.   A diferença entre Neto Bota, primeiro colocado e Mateus Silva, segundo colocado,  é de 6,8% na pesquisa  estimulada(15,4% de indecisos) e de 7,7% na pesquisa espontânea(39,6% de indecisos). A vantagem de Neto Bota sobre Baduca Filho é de 15,1% na estimulada e de 13,1% na espontânea.

 

Mateus Silva(PSD) e seu vice, Serjão, está em segundo na pesquisa Opinião/MoradaFM/Radar Litoral

 

A pesquisa do Instituto Opinião, contratado pela Morada FM/Radar Litoral, foi feita ente os dias 22 e 24 de setembro, entrevistando 400 pessoas, com margem de erro de 4,9% e nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-09316/2024. Confira as intenções de voto nas pesquisas estimulada e espontânea:

 

Pesquisa estimulada(quando o pesquisador divulga o nome dos candidatos) 

Neto Bota- 28,8%

Mateus Silva- 22%

Baduca Filho- 13,7%

Coronel Stanelis- 9,9%

Fábio Ferreira- 1,5%

Indecisos- 15,4%

Não votam em nenhum deles ou anulam- 9,1%

Avaliação

O número de indecisos na pesquisa estimulada, quando o pesquisador cita os nomes dos candidatos, ainda é grande, com percentual de 15,4%. Outra coisa interessante, cerca de 9% dos eleitores não vota em nenhum deles. Tudo indica que, até domingo, os cabos eleitorais tentarão convencer esses 24,4% de eleitores formados por  indecisos(15,4%) e que não votariam em nenhum dos candidatos( 9%),  a escolher um dos candidatos, isso poderá alterar o quadro eleitoral.  Por isso, apesar da vantagem de Neto Bota sobre Mateus Silva, Baduca Filho e Stanelis, a decisão deve ficar mesmo para domingo, dia 6. O candidato que conquistar o voto dos indecisos e mudar a opinião dos eleitores que hoje não votariam em nenhum deles, deve vencer a eleição.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, Neto Bota(União Brasil), lidera com 20,4% das intenções de votos. Mateus Silva vem em segundo, com  12,7%; Baduca Filho(PL),  vem em terceiro com 7,3%; Coronel Stanelis(PP), em quarto, com 6,27%; Antônio Carlos(ex-prefeito) teve 5,1% mesmo não sendo candidato; e, outros candidatos 0,8%, entre eles, Fábio Ferreira(PDT). Não votam em nenhum 7,8% e Não sabe em quem votar, 39,6%.

Avaliação

Apesar do considerado favoritismo de Neto Bota na pesquisa espontânea, o número elevado de indecisos, mantém as chances de Mateus Silva, Baduca Filho  e Coronel Stanelis  na disputa. O número de indecisos na espontânea é surpreendente: 39,6%. Ou seja,  o número de indecisos lidera a pesquisa espontânea, pois supera as intenções de votos destinadas ao Neto Bota(20,4%), ao Mateus Silva(12,7%) e Baduca Filho(7,3%) e de Coronel Stanelis(6,27%).  Outra coisa interessante, tem eleitor que ainda não sabe que Antônio Carlos não é mais candidato e sim, seu filho. Mateus. Veja, 5,1% dos eleitores entrevistados disseram que votam no ex-prefeito. O candidato que conseguir atrair maior número de eleitores indecisos até domingo, dia 6, deverá ter as maiores chances de se eleger prefeito da maior cidade do litoral norte paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *