Sabesp amplia saneamento básico em bairros da região norte de Caraguatatuba

Segundo informações do Instituto Água e Saneamento, em 2022, foram despejados 1.292,46 mil m³ de esgotos na natureza sem tratamento em Caraguatatuba

 

A Sabesp deu início às obras de esgotamento sanitário dos bairros de Golfinhos, Morro do Chocolate, Capricórnio e Massaguaçu em Caraguatatuba. Os trabalhos fazem parte do Onda Limpa Litoral Norte, e vão contribuir para melhorar as condições das praias do município.

 

O município de Caraguatatuba gera  9.077,76 mil m³ de esgotos por ano. Do volume gerado, 85,76% é coletado e  tratado. Em 2022, foram despejados 1.292,46 mil m³ de esgotos na natureza sem tratamento. As informações são do Instituto Água e Saneamento.  Caraguatatuba tem 85% de suas moradias atendidas por coleta e tratamento de esgoto; em São Sebastião, este percentual é de 73%; em Ilhabela, de 64%; e, em Ubatuba, de 55%.

 

As obras dos Sistemas de Esgotamento Sanitário Golfinhos-Massaguaçu consistem na implantação de 61,4 km de rede coletora e de outros 6,6 km de tubulações de bombeamento. Estão previstas 1.829 ligações domiciliares de esgoto, além de 990 ligações em espera e, ainda, oito estações elevatórias para bombeamento do esgoto coletado, que será encaminhado para as Estações de Tratamento: Porto Novo, na região sul, e Massaguaçu, ao norte do município. Essas obras possibilitarão mais saúde e qualidade de vida a mais de 24 mil pessoas entre moradores, veranistas e turistas.

 

O trabalho tem impacto positivo direto no meio ambiente, contribuindo com a preservação dos corpos d’água da cidade e beneficiando principalmente os rios no entorno desses bairros, além de melhorar as condições de balneabilidade das praias da região.

 

Lançado em 2007, o Programa Onda Limpa vem expandindo a coleta de esgoto nas cidades litorâneas. A iniciativa está contribuindo para a melhoria da saúde, qualidade de vida e balneabilidade das praias de toda a costa paulista, com reflexos diretos na valorização imobiliária e atração de turistas. Em 2019, o programa chegou ao Litoral Norte, intensificando os trabalhos em saneamento na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *