Durante 100 dias, em 1984, Amyr Klink (Foto) cruzou sozinho em um barco a remo de 6 metros o Oceano Atlântico; filme deve estar nos cinemas do Brasil e no exterior em 2025. Foto Capa: Reprodução Arquivo Amyr Klink
Foram encerradas na última quarta-feira, dia 18, as gravações do filme “100 Dias”, que relata a travessia do Oceano Atlântico feita em 1984 pelo navegador Amyr Klink, sozinho e em um barco a remo de cerca de 6 metros de comprimento, de nome Paraty. O longa-metragem deve chegar as telas dos cinemas do Brasil e no exterior em 2025.
O longa-metragem tem direção de Carlos Saldanha, que dirigiu “Rio”, “A Era do Gelo”, “O Touro Ferdinando” e “Cidade Invisível”. O ator Filipe Bragança, “O Meu Sangue Ferve por Você”, “Dom” e “Últimas Férias” faz o papel de Amyr Klink.
As filmagens ocorreram em Santos, Bertioga e Paraty. O filme é produzido pelo Ventre Studio com coprodução da Star Original Productions. Integram a equipe que realiza o filme: Elena Soarez (“Casa de Areia”) e Thais Tavares no roteiro, Marcela Altberg (“Elis”) no casting, Rodrigo Monte (“Senna”) na direção de fotografia, Cassio Amarante (“Xingu”) na direção de arte e produção liderada por Justine Otondo, João Queiroz e Paula Cosenza, sócios do Ventre Studio.
“Cem dias”, o nome do filme, foi o tempo que Amyr Klink, aos 29 anos de idade, levou para fazer em 1984 uma travessia absolutamente incomum: mais de 3500 milhas (cerca de 6500 quilômetros) desde o porto de Lüderitz, no sul da África, até a praia da Espera no litoral baiano, a bordo de um minúsculo barco a remo. Durante sua aventura, Amyr fez um diário de bordo, que depois se transformou no livro “Cem Dias Entre Céu e Mar”, com 160 páginas, lançado em maio de 2005, que foi um sucesso.
Amyr Klink que vive em Parati, no litoral sul-fluminense, realizou outras expedições. Em 1989, partiu de Parati rumo à Antártica, numa jornada de treze meses. Em 1998, deu a volta ao mundo, que originou o livro “Mar sem fim”. Em 2002, realizou uma viagem por todo o Oceano Atlântico. E, em 2003, fez uma Circunavegação Polar Tripulada, levando outras cinco pessoas a bordo.