A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, informa o adiamento da tradicional Prova de Natação Píer a Píer, que estava prevista para este sábado (21). A decisão foi tomada em virtude do grande número de águas-vivas e caravelas(Foto) encontradas na região onde seria realizada a prova.
Desde a última terça-feira, dia 17, a Secretaria de Esportes vem monitorando a área e identificou uma concentração significativa dessas espécies, que representam risco à segurança dos atletas. Na manhã desta sexta-feira, dia 20, às 7h30, foi realizada uma última vistoria, confirmando a permanência desses animais marinhos, o que levou à decisão de adiar o evento, priorizando a integridade física dos 210 atletas inscritos.
Segundo a prefeitura, em 2023, cinco atletas enfrentaram problemas relacionados ao contato com essas espécies durante a prova, e, diante dessa situação, optou-se pela prudência, cancelando a competição. O objetivo, segundo a prefeitura, é garantir a segurança de todos os participantes.
A nova data para a realização da prova foi marcada para o dia 26 de outubro (sábado), mantendo-se o mesmo cronograma. A retirada dos kits será das 6h30 às 7h30, e as largadas para as provas de 1km e 4km acontecerão às 8h.
A prefeitura informou ainda que a empresa Cronoserv, responsável pelas inscrições, entrará em contato com os atletas inscritos, enviando informações detalhadas sobre o adiamento e a nova data do evento.
Animais marinhos
Águas-vivas e caravelas são animais urticantes que podem causar queimaduras nos banhistas e devem ser evitados. A água-viva tem uma aparência gelatinosa branca e se locomove sozinha. A caravela possui uma parte azul que parece uma boia, chamada pneumatóforo que se enche de ar, permitindo sua locomoção pelo vento e correntes marítimas.