Veleiro Vitória Régia(Fotos: Família Schurmann) deixou Florianópolis(SC), na terça-feira, dia 10, com destino ao Litoral Paulista e Sul Fluminense. Os Schurmanns vão coletar imagens e depoimentos de ambientalistas para divulgar na reunião do G20 no RJ
A família Schurmann visitará mais uma vez cidades do litoral paulista, entre elas, Santos, Ilhabela e Ubatuba e do litoral sul-fluminense, Angra e Ilha Grande, com a expedição V oz dos Oceanos, no veleiro “Vitória Régia, comandado pelo capitão Vilfredo Schurmann.
A tripulação deixou terça-feira, dia 10, Florianópolis, com destino ao Rio de Janeiro, onde deverá chegar no dia 18 de novembro para participar da reunião do G20. No Brasil, a Cúpula de Líderes do G20 está agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, com a presença das lideranças dos 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia.
A tripulação do Vitória Régia fará um documento com mensagens de ambientalistas, estudantes, educadores, líderes de iniciativas e ONGs e de representantes da sociedade civil, chamado “Ecoando Vozes”, que será entregue a uma liderança global presente ao G20.
Em 2021, a Família Schurmann, na ocasião, com o veleiro Kat, iniciou a expedição a Voz dos Oceanos passando por 60 locais estratégicos no planeta. A etapa brasileira realizada, entre setembro e novembro de 2021, começou em Balneário Camboriú, Santa Catarina, e teve 11 destinos: Santos/SP, Ilhabela/SP, Ubatuba/SP, Paraty/RJ, Rio de Janeiro/RJ, Búzios/RJ, Vitória/ES, Abrolhos/BA, Salvador/BA, Recife/PE e Fernando de Noronha/PE, entre setembro e novembro deste ano.
No Litoral Norte Paulista, a família Schurmann, em 2021, participou de ação voluntária de limpeza de praias na Santa Tereza, em Ilhabela e, na Barra Seca, em Ubatuba. Ainda em Ubatuba, conheceu e registrou o trabalho desenvolvido pelo grupo Tamoio de Ubatuba de limpeza de rios. Na ilha, a família participou de uma reunião com a presença dos quatro secretários de Meio Ambiente do litoral norte que assinaram, na ocasião, um compromisso pela reciclagem de lixo, colocar o plástico no lugar certo, já que segundo estudo da USP, 95% do lixo na costa brasileira é de plástico.
Confira o itinerário deste ano:
SC
- Florianópolis;
- Itajaí;
- Balneário Camboriú;
- São Francisco do Sul;
PR
- Paranaguá;
- Ilha do Mel;
SP
- Santos;
- Ilhabela;
- Ubatuba;
RJ
- Paraty;
- Angra dos Reis/Porto Frade;
- Ilha Grande; Rio de Janeiro;