Primeiro bispo do Litoral Norte Paulista, Dom Fernando Mason, de 79 anos, está internado em UTI de Piracicaba; fiéis pedem orações

 

Dom Fernando Mason , de 79 anos, primeiro bispo do Litoral Norte Paulista, atualmente bispo emérito da Diocese de Piracicaba, no interior paulista, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Unimed, em Piracicaba, desde o dia 12 deste mês, em decorrência de uma pneumonia e seu estado inspira cuidados pois está com auxilio de respiração artificial. A informação é da Diocese de Piracicaba.

Confira nota divulgada, ontem, segunda, dia 19:

 

As dioceses de Piracicaba e de Caraguatatuba, unidas pedem orações pela saúde de Dom Fernando. Recentemente, em maio deste ano, Dom Fernando Mason comemorou 25 anos de ordenação episcopal , em solenidade realizada na Catedral de Santo Antônio de Piracicaba, que contou com as presenças dos padres Mauro, da  Matriz de Santo  Antônio e Alessandro, de São Sebastião e Antônio Maria.

Dom Fernando Mason foi eleito primeiro bispo do Litoral Norte Paulista. Em 3 de março de 1999, foi nomeado, pelo Papa João Paulo II, primeiro bispo da Diocese de Caraguatatuba. A ordenação episcopal e a posse na diocese aconteceram no dia 1º de maio de 1999. Foi ordenado bispo por Dom Cláudio Hummes, arcebispo de São Paulo, sendo consagrantes Dom David Picão, bispo de Santos, e Dom Antonio Vitale Bommarco, arcebispo de Gorizia (Itália). Após a cerimônia solene de ordenação episcopal, que aconteceu no estádio esportivo, dirigiu-se à Catedral para a cerimônia de tomada de posse.

Dom Fernando foi um marco para a Igreja no Litoral Norte, responsável por seu crescimento e desenvolvimento pastoral, administrativo e espiritual. Como reconhecimento por seu grande trabalho, em abril de 2004 recebeu o título de “Cidadão Caraguatatubense”. Em 1º de maio de 2004, por ocasião do quinto aniversário da Diocese de Caraguatatuba e de seu ministério episcopal, lançou um livro intitulado “Palavras do Pastor”, uma coletânea dos mais significativos textos publicados ao longo dos cinco anos no jornal “De Praia em Praia”.

Em 25 de maio de 2005, foi nomeado, pelo Papa Bento XVI, Bispo Diocesano de Piracicaba. No dia 24 de julho, em solene celebração na Catedral de Santo Antônio, tomou posse como 5º bispo da Diocese de Piracicaba. No dia 11 de novembro de 2020 encerrou seu ministério episcopal, continuando no governo da diocese como Administrador Apostólico. E em 16 de janeiro de 2021, tornou-se bispo emérito de Piracicaba. Em maio deste ano, Dom Fernando Mason comemorou 25 anos de ordenação episcopal

Vida religiosa

Dom Fernando é franciscano da Ordem dos Frades Menores Conventuais. Abraçando a ordem de São Francisco, optou por ser missionário e isso se concretizou ao deixar a terra natal, a Itália, vindo para o Brasil, onde exerceu diversos serviços em diferentes cidades de São Paulo e do Paraná. Também foi o primeiro bispo da Diocese de Caraguatatuba.

Recebeu a formação religiosa na cidade de Pádua, onde Santo Antônio viveu e morreu. Na basílica onde está sepultado o grande santo fez sua profissão religiosa solene e foi ordenado sacerdote. Agora, dirige a Diocese de Piracicaba, que tem como padroeiro o mesmo Santo Antônio.

Dom Fernando é o 5º bispo da Diocese de Piracicaba. Depois de ter exercido por seis anos o ministério episcopal à frente da Diocese de Caraguatatuba, o Papa Bento XVI transferiu-o para Piracicaba. Iniciou seu ministério na nossa diocese no dia 24 de julho de 2005, quando tomou posse em solene celebração na Catedral Santo Antônio. Seu lema episcopal é “Christus factus obediens” – (seguir) Cristo feito obediente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *