A Prefeitura de Ubatuba notificou a empresa Resitec que realiza o transbordo do lixo do município para o aterro sanitário do Jambeiro, para que disponibilize mais carretas para realização do escoamento dos resíduos sólidos.
Moradores e veranistas reclamam que coleta está complicada e o lixo permanece amontoado em vários bairros. Caso volte a chover forte e a coleta não seja normalizada, esse lixo acumulado poderá poluir as praias.
A empresa atende as quatro cidades do litoral norte, sendo assim, no período de alta temporada a demanda cresce mais de cinco vezes que a habitual.
No dia 1º de janeiro o aterro em Jambeiro permaneceu fechado, por 12 horas, em função do feriado, atrasando assim o cronograma de coleta da cidade.
Segundo Rogério Scharp, Chefe de Gestão de Coleta de Resíduos da Prefeitura de Ubatuba, a empresa Sanepav, que realiza a coleta de lixo no município, está com a coleta atrasada por conta dos atrasos no transbordo para Jambeiro.
A Sanepav garantiu que a coleta será regularizada até a noite de quinta-feira, dia 6. A empresa informou que, em função do problema com o escoamento dos resíduos sólidos, alguns bairros ficaram sem coleta por até 3 dias.