Em maio e junho, cardumes desta espécie foram avistados na Ilha Grande; pesquisadores querem saber as causas do retorno da espécie na ilha. Foto Instituto Tubarões Urbanos
Uma equipe do Projeto Tubarões da Ilha Grande, com apoio do Instituto Tubarões Urbanos e da Ibracon, iniciou esta semana uma pesquisa para investigar a presença de tubarões gralha-preta na Ilha Grande, em Angra dos Reis. O projeto é financiado pela Shark Conservation Fund e monitorará, nos próximos 30 meses, a movimentação dos tubarões dessa espécie no mar de Angra.
Em maio e em junho deste ano, foram avistados cardumes com mais de 60 tubarões galha-preta no mar da Ilha Grande, nas proximidades da estação ecológica de Tamoios. Segundo pesquisadores do Projeto Tubarões da Baía da Ilha Grande, esses tubarões não eram vistos na Baía da Ilha Grande devido a sobrepesca, prática que ocorre quando uma espécie é pescada além da sua capacidade natural de reprodução.
Segundo o coordenador do Projeto Tubarões, José Truda, os pescadores de Angra tem constatado a presença desses tubarões. Os pesquisadores iniciaram as pesquisas para tentar entender porque os tubarões estão retornando à Ilha Grande e buscar protege-los, já que a espécie corre risco de extinção.
Os pesquisadores utilizam embarcações especiais, com câmeras escadas, que ficam debaixo do mar e ajuda de drones. Pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também participam das pesquisas. O objetivo é ampliar as pesquisas para detalhar o comportamento dos tubarões galha-preta no mar de Angra dos Reis.
Tubarões Gralha-Preta
O tubarão-galha-preta é uma espécie de tubarão bastante comum. Vive em águas temperadas tropicais. Alimenta-se de peixes, incluindo juvenis de outras espécies de tubarão. Pode medir até 3 metros e pesar 123 kg, são encontrados em águas tropicais e subtropicais. No Brasil são encontrados em toda costa.