Um casal, duas crianças pequenas e o desejo de desbravar o mundo pelas águas. Assim se iniciou a história do MorGazek há 50 anos. O barco foi homenageado na 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval.
O veleiro MorGazek, finlandês é um Swan 48 fabricado em 1974, que ao longo dos anos participou de regatas de Bermudas, Transatlântica e a Admiral’s Cup.. Foto: Aline Bassi / Balaio
Na década de 70, essa família, de origem francesa, após dar a volta à mundo, chegava ao Brasil, com a sua “Égua do Mar” – tradução do bretão MorGazek.
Projetado pela Sparkman & Stephens, seu casco é o nº35/46 de do modelo Swan 48, um dos projetos mais conceituados e da prestigiada Nautor Swan.
O Swan 48 marcou a história, sendo vencedor de grandes desafios, como as regatas de Bermudas, Transatlântica e a Admiral’s Cup.
Em 2020, chegou a vez da Dupla de Comandantes Mich e Duca fazer história. De la pra cá foram 3 anos de presença marcante e constante nas raias paulistas.
Em 2024, na Semana Internacional de Vela Ilhabela Daycoval, o MorGazek. comemora 50 anos de história. A embarcação, que já fez a volta ao mundo, esteve presente em regatas no Brasil desde 1980. Seu casco é o nº35/46 de um dos projetos mais icônicos da Nautor Swan. Projetado pela Sparkman & Stephens, o Swan 48 marcou a história, sendo vencedor de grandes desafios, como as regatas de Bermudas, Transatlântica e a Admiral’s Cup.
O barco MorgaZecK homenageado na edição deste ano da Semana Internacional de Vela de Ilhabela pertence aos comandantes Michele D’Ippolito e Eduardo Camara Lopes. O veleiro finlandês é um Swan 48 fabricado em 1974 e disputa as regatas da Semana Internacional de Vela de Ilhabela na classe “Clássicos”.